Anúncio

Sabia que a esponja de lavar louças é um dos itens mais sujos da casa? Confira os cuidados

Higienizar a esponja é essencial para manter a saúde em dia

Anúncio


A esponja de lavar a louça é um item presente em todas as casas. Mas você sabia que ela é um dos utensílios mais sujos e danosos à saúde? Pois bem, segundo estimativas, há 10 milhões de bactérias por metro quadrado na pequena. Assim sendo, em comparação ao assento do vaso sanitário, ela pode conter até 200 vezes mais germes. Para deixá-la mais limpa e diminuir esse número alto e assustador de micro-organismos, nós do Blog Receitas Fáceis separamos algumas dicas nessa quinta-feira (10/06) para te ajudar nos cuidados com a esponja de lavar louças; é imperdível!

Continua depois da publicidade

Sem querer te assustar, mas falando a verdade, a esponja utilizada para lavar pratos, copos, talheres, panelas e demais objetos da cozinha é uma fonte para micro-organismos de origem fecal, por exemplo, Escherichia coli, Salmonella e Enterovirus, que provocam diarreia e vômitos; e Staphylococcus aureus, responsável por intoxicações alimentares e feridas com pus.

Cuidados com esponja de lavar louças: item é um dos mais sujos da casa; saiba mais
Cuidados com esponja de lavar louças: item é um dos mais sujos da casa; saiba mais – Imagem: Divulgação freepik

Então, somente com a limpeza adequada da esponja e a troca no momento correto, é possível amenizar esse perigo e evitar diversos problemas; saiba como.

Confira: Como deixar os panos de prato branquinhos: dicas simples e valiosas

Dicas para os cuidados com a esponja de lavar louças

Como a maioria das pessoas lavam a louça? Independentemente da ordem, do processo e dos itens, é comum passar a esponja em diferentes objetos (com diferentes sujeiras) e depois guardá-la de qualquer forma, sem lembrar, por exemplo, de retirar toda a água e resto de alimento presente nela.

Para você

Suco bomba de gengibre, laranja e mel; receita…

Continua depois da publicidade

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

Esse processo, com um pequeno espaço de tempo, contribui para o aparecimento das bactérias citadas e podem causar estragos na nossa saúde que não desejamos.

Dessa forma, o modo de evitar que isso aconteça é higienizando corretamente a esponja de lavar louças, assim como a pia e os paninhos (que devem ser evitados) para secá-la, pois um estudo comprova que esse espaço de lavar as louças possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro, por conta da umidade.

Então, veja algumas formas de limpar a esponja:

  • Aqueça a esponja no micro-ondas: depois de limpa, umedeça bastante, envolva em papel-toalha, coloque sobre um pires e leve ao forno por 2 minutos, em potência máxima;
  • Ferva a esponja: encha um caldeirão, leve ao fogão e, quando a água entrar em ebulição, coloque a bucha e deixe ali de 3 a 5 minutos. Só então desligue o fogo;
  • Mergulhe durante 10 minutos em uma mistura de 1 litro de água e 2 colheres de sopa de água sanitária.

Esse processo deve ser feito diariamente e a esponja de lavar louças deve ser trocada toda semana. Portanto, uma vez por semana deve-se usar uma nova esponja e, cerca de três a quatro vezes também na semana é preciso higienizá-la.

Leia também: Como tirar mancha de gordura do azulejo da cozinha: confira truques agora mesmo

Saiba como fazer um incrível Sabonete Artesanal

Além de muito cheiroso, decora a sua casa. Veja o passo a passo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais