Anúncio

Dicas para manter a cozinha segura para crianças; confira agora mesmo

Com alguns truques simples, o ambiente ficará menos arriscado para os pequenos

Anúncio


Quem tem criança em casa sabe bem que a questão da segurança contra acidentes domésticos deve ser algo presente e muito bem pensado. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (07/08), dicas para manter a cozinha segura para as crianças.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, veja de quais formas é possível diminuir as chances dos baixinhos se machucarem ou quebrarem alguma coisa. Afinal de contas, na fase de desenvolvimento entre o primeiro e o terceiro anos eles são curiosos e querem explorar o mundo à sua volta.

Dicas para manter a cozinha segura para suas crianças

A cozinha é um dos lugares mais importantes da casa. É onde preparamos nossas refeições, armazenamos os alimentos e também nos alimentamos.

Além disso, é um ambiente super atrativo e perigoso para as crianças, principalmente aquelas que estão na primeira infância, mas também as mais crescidinhas da segunda infância, até mais ou menos, os nove anos.

Dessa forma, para tornar esse espaço o menos perigoso possível, seja para os filhos, netos, sobrinhos e crianças que estejam constantemente em sua casa, o melhor a se fazer é mudar algumas coisinhas para evitar os temidos acidentes domésticos, que podem ser de vários tipos, com gravidade ou não.

Dito isso, veja dicas para manter a cozinha segura para as crianças.

Continua depois da publicidade

Confira também: Como acabar com as traças no armário da cozinha: veja como se livrar do problema de vez

Continua depois da publicidade

Mude a perspectiva, literalmente

Dicas para manter a cozinha segura para as crianças; confira agora mesmo
Dicas para manter a cozinha segura para as crianças; confira agora mesmo – Imagem: Divulgação lunetas

Isso mesmo! Para tornar a cozinha mais segura para os pequenos, é preciso ver as coisas com a mesma perspectiva deles, começando pela altura.

Objetos que são fáceis de quebrar, jarros, aquele paninho da mesa, facas, garrafas e diversos outros itens potencialmente perigosos, devem ficar em uma altura que as crianças não alcancem. A partir disso, você já andou metade do caminho!

Com relação ao forno quente, tenha cuidado quando estiver em uso e sempre oriente para o perigo, mesmo sendo curiosas, as crianças sentem medo e entendem o perigo. O mesmo vale para panelas ferventes, máquina de lavar louças e outros utensílios da cozinha.

Organize os utensílios corretamente

Deixe o mínimo de coisas à vista. As panelas devem ser guardadas em armários, pratos, bandejas e copos, especialmente de vidro devem ficar mais acima ainda. Quanto ao armário das compras também deve estar suspenso, mas se não for possível, use uma fechadura e já resolve.

De modo semelhante, nos armários também devem estar guardadas as facas e outros objetos afiados, de preferência coloque em gavetas com uma tranca mais reforçada e mantenha sempre a vigilância.

Sacolas plásticas e outras coisas que os pequenos possam usar para brincar, e acabar se machucando, e até mesmo sufocando, especialmente devem ficar nos armários longe da visão deles.

Preste atenção aos detalhes

Quando estiver cozinhando, não deixe os cabos das panelas para fora do fogão. Ao servir a comida, não coloque o pratinho da sua criança por cima de uma toalha comprida, pois ela pode puxar e se queimar.

Tampe todas as tomadas com adaptadores e se quiser, pode utilizar acessórios de borracha para os cantos dos móveis, a fim de evitar que as crianças machuquem a cabeça, por exemplo.

Confira ainda: Mixer: vale a pena ter? Confira os benefícios desse aliado na cozinha

Dicas de decoração

A entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais