Segurança alimentar: saiba agora mesmo porque você não deve higienizar o ovo
Confira mais sobre o assunto e evite esse erro
Quando se trata de alimentos, nosso primeiro instinto é sempre lavar antes do consumo. É claro que diversos tipos devem sim ser higienizados em casa, mas outros não, pois ao invés de nos livrarmos das bactérias danosas à saúde, facilitamos a sua proliferação. Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go veio te explicar hoje, 13 de dezembro, porque você não deve higienizar o ovo de galinha.
Saiba porque você não deve higienizar o ovo
Lavar os ovos é uma prática comum feita por muita gente, principalmente antes de colocar na geladeira. No entanto, o que pouca gente sabe é que o ovo não deve ser lavado em casa. Mas por que? Antes da venda; ou seja, antes de ser distribuído para os supermercados, os ovos já são higienizados.
Leia também: Conheça o segredo para o ovo não grudar na panela de alumínio quando fritar! Confira
Processo de tratamento do ovo dispensa lavagem em casa
Eles passam por um processo de pré-lavagem, o que reduz de forma significativa a quantidade de bactérias existentes na casca e que poderiam causar algum malefício à saúde. Tendo isso em vista, quando o ovo é lavado, a película protetora do alimento é retirada. Essa película serve como uma barreira de proteção contra bactérias e micro-organismos, impedindo que eles entrem em seu interior.
Dessa forma, a lavagem dos ovos em casa aumenta de forma considerável as chances de contaminação do alimento. Além disso, por conta da casca do ovo ser porosa; isto é, ter minúsculos buraquinhos, a lavagem também atua negativamente influenciando no aroma e na qualidade do alimento.
Em outras palavras, quando essa película do ovo é retirada pelo processo de lavagem caseira, o alimento está mais exposto à contaminação e também poderá deixar a desejar no sabor e cheiro quando for preparado, uma vez que há trocas gasosas entre o ovo em si (clara e gema) com o ambiente externo.
Mas se mesmo assim eu quiser lavar o ovo, qual o momento ideal?

Para os mais desconfiados e preocupados com a questão de higiene, há uma ressalva quanto a poder lavar o ovo: faça a lavagem apenas quando for consumir o alimento. Dessa maneira, antes do preparo, você pode colocar um pouco de detergente na parte mais macia da esponja e passar delicadamente na casca, faça o enxágue bem e depois prepare o alimento.
Qual a forma ideal de armazenar o ovo?
Outro erro comum que já virou tradição é guardar os ovos na porta da geladeira. Isso é errado por uma série de motivos. O primeiro deles é que na porta, os ovos estão mais expostos às bactérias e também à variação de temperatura, o que certamente vai fazer com que eles estraguem mais rápido.
Ademais, com o abre e fecha da porta, a quebra é muito ais fácil de acontecer. Mas então qual a forma ideal de armazenar os ovos? Caso você vá consumir em breve, pode deixá-los em temperatura ambiente. No entanto, se o consumo demorar, coloque-os em um recipiente limpo e seco, tampe e armazene na primeira ou segunda prateleira da geladeira.
Leia ainda: Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar
GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS
O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.




Comentários estão fechados.