Anúncio

Aprenda como fazer a receita de banana flambada (receita clássica da cozinha francesa) com o Chef Nélio Rezende

Aprenda com o chef Nélio Rezende como fazer essa receita deliciosa!

Anúncio


Para um almoço ou jantar especial, ter uma sobremesa a altura faz toda diferença. Por isso hoje, dia 04/04, o blog  Receitas Fáceis  do Folha Go apresenta a receita do chef de cozinha Nélio Rezende, de banana flambada (receita clássica da cozinha francesa), que rende cerca de 4 porções.

Continua depois da publicidade

Aprenda como fazer a receita de banana flambada (receita clássica da cozinha francesa)

Pois bem, hoje temos a participação especial do chef de cozinha francesa e contemporânea Nélio Eustáquio, de Belo Horizonte / Minas Gerais, formado pelo SENAC em 2005, fez estágio na França e em Portugal no ano de 2011.

E além disso, ele também trabalhou por 19 anos no Automóvel Clube de Minas Gerais, clássico restaurante francês de Belo Horizonte como freelance e depois como chef executivo. Hoje, Nélio trabalha fazendo jantares, almoços e coquetéis, assim como ministra aulas de gastronomia.

O chef entende que a cozinha é para quem tem “espírito forte” e, que não basta cozinhar, mas, é preciso ter paixão e perseverança. Para ele, a cozinha sempre lhe ensinou uma lição de vida, tendo como referência internacional o chef Paul Bocuse.

Leia mais: Drink chericot: a bebida mista francesa que vai te fazer se apaixonar.

Ingredientes da receita

Para preparar a banana flambada, você vai precisar de:

Continua depois da publicidade
  • 04 bananas caturras (bem maduras);
  • 01 litro de suco de laranja natural;
  • 500 g de açúcar refinado;
  • 300 g de manteiga com sal;
  • 04 bolas de sorvete de creme.

Passo a passo para fazer a receita clássica francesa de banana flambada

banana flambada receita
Aprenda a fazer banana flambada (receita clássica da cozinha francesa) (Acervo pessoal)

Em uma panela, coloque a açúcar e a manteiga para derreter sem deixar escurecer, até que se transforme em uma calda com cor de caramelo. Em seguida, adicione o suco de laranja natural e deixe reduzir até virar uma calda concentrada.

Continua depois da publicidade
como fazer banana flambada
Aprenda como fazer banana flambada (receita clássica da cozinha francesa) (Acervo pessoal)

Depois disso, quando a calda estiver pronta, descasque as bananas e deposite as mesmas na calda, assim deixando cozinhar até ficarem macias. Então, adicione uma dose de licor de laranja ou cachaça para flambar.

banana flambada do chef Nelio Rezende
Aprenda a fazer banana flambada (receita clássica da cozinha francesa) (Acervo pessoal)

Logo, comece a montar o prato. Então coloque uma banana no prato, e adicione uma bola do sorvete de creme. Agora sirva em seguida a calda quente.

Dicas de consumo para a banana flambada com o Chef Nélio Rezende

chef nelio rezende
Aprenda como fazer banana flambada (receita clássica da cozinha francesa) (Acervo pessoal)

Para dar um glamour na receita clássica de banana flambada, o Chef aconselha colocar licor ou cachaça em uma colher de (sopa), aquecer no fogo e jogar por cima. Pois bem, como vocês podem observar nas fotos, a receita fica deliciosa e muito sofisticada, ideal para recepções especiais.

No Brasil, o Chef Nélio Rezende já trabalhou com vários profissionais renomados, tais como: Alan Ducasse, Claude Troisgros, Ivo Farias, Thiago Lima e Sylvia Lins. E além disso hoje, Nélio tem o objetivo de passar para a nova geração, a paixão que sente pela cozinha, e assim servir de inspiração para os novos chefs.

Em suma, a receita de banana flambada é simples de fazer, mesmo sendo uma receita francesa e cheia de glamour.

Para entrar em contato com o Chef de cozinha francesa e contemporânea Nélio Rezende: Instagram: @nelioeustaquio – Whatsapp: (31) 992588970.

Veja também: Bolo de banana simples e fofinho: prepare essa receita com apenas duas bananas.

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

Por fim, ainda temos a Chef Sheila Lima dando dicas muito especiais, sobre o manuseio do frango e ensina uma receita muito especial: O Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais