Anúncio

Pirão de Queijo: confira receita deliciosa e super prática para fazer ainda hoje

A receita fica pronta em 30 minutos e rende muito

Anúncio


Nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022 aqui no Receitas Fáceis do Folha Go você irá aprender como preparar um delicioso pirão de queijo que além de delicioso, é muito fácil e prático de fazer! Portanto, não deixe de conferir o passo a passo completo da receita que fica pronta em 30 minutos e rende bastante.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer Pirão de Queijo

Uma receita tipicamente nordestina, o “pirão” é feita a base de caldo de carne, galinha e até mesmo frutos do mar. Contudo, a receita de hoje usa ingredientes que fazem parte da maioria das pessoas, sendo um deles o queijo!

Assim, apesar de simples e muito fácil de preparar o pirão de queijo não é tão difundido como receita. No entanto, hoje vamos te mostrar que esse prato fica uma delícia, ainda mais se acompanhado de feijão verde e arroz branquinho.

Outros acompanhamentos como carne de sol e salada especial, casam perfeitamente com a cremosidade e sabor marcante do pirão de queijo.

Sendo assim, não deixe de conferir a lista de todos os ingredientes, bem como o passo a passo completo da receita. Vamos lá?

Leia também: Molho de calabresa para massas: agregue ainda mais sabor e aroma aos seus pratos, e em apenas 10 minutos

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 1 litro de Leite;
  • 2 colheres (sopa) de Manteiga-de-garrafa;
  • Uma cebola média picadinha;
  • Alho a gosto picado ou amassado;
  • 2 xícaras (chá) de Farinha de mandioca crua;
  • Duas caixinhas de Creme de Leite;
  • 2 xícaras (chá) de Queijo de Coalho ralado;
  • 3 colheres (sopa) de Nata;
  • 2 xícaras (chá) de Queijo de manteiga ralado;
  • Sal a gosto.

Passo a passo completo do Pirão de Queijo

Pirão de Queijo: confira receita deliciosa e super prática para fazer ainda hoje
Pirão de Queijo: confira receita deliciosa – CANVA Pró

Em uma panela derreta a manteiga de garrafa, acrescente a cebola e o alho para refogar e acrescente o leite. Desse modo leve o leite para ferver em fogo médio.

Continua depois da publicidade

Portanto, quando ele levantar fervura adicione os queijos. Primeiro coloque o queijo coalho e mexa até incorporá-lo completamente ao leite. Em seguida, adicione o queijo de manteiga e repita o procedimento.

Uma dica: os queijos devem estar bem fininhos para facilitar na hora de incorporar ao leite.

Além disso, mexa sempre até que os queijos derretam por completo, passe a colher no fundo da panela pra que o queijo não queime.

Importante: o tempo de cozimento vai depender da panela e da quantidade de pirão a ser feita.

Assim, quando a mistura estiver bem consistente e sem pedaços de queijo adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre.

Na sequência, depois de colocar toda a farinha, cozinhe mais um pouco até ficar na consistência de pirão.

Dica: Para atingir a consistência do pirão desejada, dose a quantidade de farinha aos poucos e assim você deixará ao seu gosto.

Por fim, adicione a nata e o sal. No entanto, lembre-se de provar o pirão antes de acrescentar esses últimos ingredientes.

Isso porque dependendo do sabor dos queijos, não há necessidade de colocar toda quantidade sugerida na receita, inclusive o sal.

Além disso, caso os queijos tenham uma boa quantidade de sal, não precisa colocar mais.

Depois de colocar a nata, misture mais um pouco até incorporar e deixar o pirão homogêneo.

Finalize desligando o fogo e acrescentando o creme de leite. Agora é só servir ainda quentinho! Uma dica é colocar um pouco de queijo coalho ralado por cima, além de gostosos, o prato fica um charme. Bom apetite!

Ademais, confira também: Tutu à mineira: um clássico do Brasil na sua mesa; experimente 08 porções especiais

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira o passo a passo e garantimos que vai dar certo! Assista.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais