Anúncio

Aprenda a preparar uma farofa de banana em apenas 20 minutos

Receita incrível é perfeita para qualquer momento

Anúncio


A farofa de banana é simplesmente deliciosa, com aquela banana derretendo na boca! Ela é muito conhecida no Nordeste do Brasil, mas o Sudeste também é apaixonado por essa mistura de sabores. Por isso, hoje 26 de dezembro, aqui no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender como preparar a farofa de banana em apenas 20 minutos para seu almoço, com o rendimento de 6 a 8 porções.

Continua depois da publicidade

Saiba a receita para preparar a farofa de banana para almoço

O preparo de qualquer farofa acaba sendo muito individual, pois existem temperos que algumas pessoas gostam, mas outras não são fãs. Mas o preparo da banana para colocar na farofa requer alguns cuidados para que ela não dissolva ao longo do preparo.

E se quiser, você pode incluir ovos nessa farofa de banana! E não esqueça que temos uma receita de farofa de ovos em nosso blog! Basta seguir o passo-a-passo. Veja a seguir os ingredientes necessários para o preparo e, na sequência, como usá-los!

Leia aqui: Saiba como escolher banana da terra e fazer uma receita deliciosa, aprenda já

Ingredientes necessários

  • 04 unidades de bananas nanicas;
  • 250g de farinha de mandioca grossa;
  • 05 dentes de alho picadinhos;
  • 02 cebolas média picadinha;
  • 03 colheres de sopa de margarina;
  • 01 maço de cebolinha verde picadinha;
  • Alho-poró – a gosto;
  • Sal – a gosto.

Obs.: É possível fazer com outras bananas, mas elas podem ser mais resistentes ou mais macias, e acabar se desfazendo ao longo do preparo.

Modo de preparo da farofa de banana

farofa de banana para almoço
Farofa de banana para almoço. Foto: Canva Pro
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Primeiramente, comece o preparo da farofa cortando cada banana em rodelas médias, não pode ser muito fina, para não desaparecer ou muito grossa, que não cozinhe o suficiente. Coloque em uma frigideira a margarina para derreter, e depois coloque a cebola e o alho, e mantenha até dourar.

Contudo, ao dourar, chegou o momento de colocar a farinha, o sal e mexa constantemente, para que ela não queime o fundo. O ponto mais crocante da farinha é que quando ela está dourada, e mexa sempre em fogo médio, no fogo alto ela vai fritar, mas não cozinhar, e pode ficar com grãos mais consistentes.

Nesse momento, coloque as bananas que estavam cortadas e reservadas desde início, e mexa lentamente e em fogo baixo. Não pode mexer rapidamente, ou em fogo alto, pois ela vai desaparecer em meio à farinha.

Deixe por 2 minutinhos e desligue o fogo. Coloque a cebolinha e o alho-poró para cima, e mantenha a frigideira sem tampa. Se tampar, sua farofa ficará um pouco mais úmida do que deveria, já que o calor formará gotículas na tampa da panela. Por fim, escolha o acompanhamento, monte seu prato e se delicie com sua farofa de banana.

Veja também: Escondidinho clássico de batata com frango desfiado e catupiry: delícia em menos de 1 hora

Sugestão de acompanhamento

Utilize essa receita para incrementar seu almoço ou jantar. Ela cai bem com o churrasco, por exemplo. Mas, igualmente, pode ser um belo acompanhamento para o feijão e arroz do dia a dia. Assim, aproveite ao máximo e não deixe de fazê-la em casa!

Fricassê de Frango com Requeijão

Você pode conferir essa deliciosa receita de fricassê de frango com requeijão no nosso site, o link está aqui embaixo, através do vídeo! A receita está toda explicada e detalhada em um passo-a-passo bem prático.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais