De São Paulo direto para sua mesa: aprenda a fazer um sanduíche Bauru tradicional em 15 minutos

Veja o passo a passo de como fazer um dos mais populares lanches da capital paulista

sanduíche bauru (imagem canva)
0

- Advertisement -

O sanduíche Bauru tradicional é, sem dúvidas, um dos lanches mais icônicos do Estado de São Paulo. Assim, hoje ele é considerado como um patrimônio imaterial cultural, segundo diz os termos da Lei nº 16.914. Para homenagear essa delícia e te ensinar como fazer na sua casa, o Receitas Fáceis, do Folha Go, preparou hoje, 21 de outubro, um passo a passo detalhado desse lanche. Dessa forma, sem nenhum grau de dificuldade, você poderá fazer um sanduíche em apenas 15 minutos. Vamos lá?

Saiba como fazer sanduíche Bauru tradicional: lanche rápido e gostoso

A lei que rege o sanduíche Bauru tradicional como patrimônio imaterial cultural foi promulgada em 2018 por Márcio França, então Governador. Contudo, a receita original do lanche tem mais de 80 anos de sucesso e estômagos felizes.

- Advertisement -

A história do sanduíche é muito famosa. Esse clássico surgiu nos anos 30 por conta da fome indiscriminada de um aluno de Direito da Faculdade de São Francisco do Lago, Casimiro Neto, aluno da Faculdade de Direito de São Francisco do Lago.

Pois bem, o rapaz tinha o apelido de “Baolu” e sempre que ia ao refeitório da faculdade, pedia ao chapeiro que partisse um pão francês ao meio, retirasse as migalhas, bem como colocasse nele o queijo derretido.

Certo dia, antes de o chapeiro responder ao pedido, ele acrescentou: “coloque também algumas fatias de rosbife nele”. Alguém comentou que ficou interessante, mas faltava vitaminas. De repente, ele adicionou: “bote rodelas de tomate”.

Então, um amigo de Baolu, que o acompanhava, deu uma mordida no sanduíche e quis um igual: “Por favor, me dê um sanduíche de Baolu.” Então, foi assim que a história começou.

Assim, leia mais: Aprenda 4 Recheios Para Sanduíche Natural Deliciosos Para O Jantar

Ingredientes da receita

  • 1 pão francês;
  • 3 rodelas do tomate maduro;
  • 70 gramas do rosbife fatiado;
  • 1 pepino em conserva pequeno, fatiado fino;
  • 100 gramas da manteiga;
  • 2 fatias do queijo prato;
  • 2 fatias do queijo estepe;
  • 300 ml de água;
  • 2 fatias do queijo gouda.

Passo a passo do sanduíche Bauru tradicional

sanduíche bauru para lanche (canva)
sanduíche bauru para lanche (canva)

Primeiramente, com a ajuda de uma faca, faça um corte no meio do pão francês em sentido horizontal. Assim, retire todo o miolo que se encontrar na parte superior. Assim, na parte de baixo, coloque o rosbife, o tomate, bem como o pepino e reserve.

Os queijos devem ser reunidos na ordem: 1 fatia do queijo prato, 2 fatias do queijo gouda, depois 2 fatias do queijo estepe, finalizando com 1 do queijo prato. Em seguida, deixe reservado.

Coloque uma forma pequena em cima do fogão, acendendo o fogo no mais baixo. Então, despeje a água quente juntamente com a manteiga em cima. Assim que a manteiga derreter, coloque os queijos nessa água para que derretam juntos. Tão logo derretam, coloque no meio do pão e sirva imediatamente.

Sugestão de consumo da receita

O sanduíche Bauru tradicional é perfeito para quem deseja matar a fome em um lanche à tarde, por exemplo, ou à noite também. Naquele “dia do lixo” pode até mesmo substituir uma refeição. Consuma com um refrigerante bem geladinho ou suco de frutas da sua preferência.

Ademais, confira também: Creme De Alho Para Pão: Seja Para Assar Ou Sanduíche, Jogue-Se Nessa Ideia

Bolo de paçoca com cobertura de doce de leite

Quer aprender a fazer essa guloseima perfeita para festa junina, mas que serve para degustar sempre que tiver vontade de um bolo delicioso? Assista o vídeo e veja como é prático.

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais