Anúncio

Xeque Mate Drink: conheça a bebida mista mineirinha de rum artesanal com chá mate e aprenda receitas deliciosas

O drink pronto é produzido em Belo Horizonte, mas rapidamente se popularizou em todo o Brasil

Anúncio


Xeque Mate Drink é um tipo de bebida mista que tem a combinação mais inusitada, refrescante e saborosa. Entre os ingredientes podemos encontrar o rum artesanal, o chá mate, bem como o extrato do guaraná da Amazônia. Assim, com um teor alcóolico de 8%, é bebida bem levinha, dando bastante energia e disposição. Se você se interessou por esse coquetel, não se preocupe, pois o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar hoje, 10 de julho, um pouco mais sobre ele. Além disso, vamos apresentar receitinhas que deixarão a bebida ainda mais interessante. Vem conosco!

Continua depois da publicidade

Conheça o Xeque Mate Drink: bebida refrescante

O Xeque Mate Drink é mais um “filho” saído de Belo Horizonte e que vem se popularizando por todo o Brasil. A capital mineira é destaque pelas grandes produções, assim como pelos rótulos lançados, sem contar com a qualidade das cervejas artesanais. Não é à toa que, por conta da bebida mista, BH é chamada de “Bélgica brasileira”. Também, pudera! Haja criatividade por parte dos mineiros.

Contudo, não são só de ótimas cervejas que o cenário etílico belo-horizontino é feito. Pois, no ano de 2015, foi criada uma bebida com base no chá mate, assim como no rum artesanal, guaraná e o suco do limão. Assim, a Xeque Mate contribuiu para colocar Belo Horizonte no mapa de produtores de bebidas destiladas.

Desde então, o coquetel foi conquistando mais e mais espaço, especialmente dentro do cenário alternativo independente e do circuito cultural. Seu sucesso foi tamanho que rapidamente atravessou as fronteiras de Minas Gerais, chegando nas terras cariocas, paulistas, goianas, capixabas, baianas e catarinenses.

Assim, leia mais: TNT Energy Drink: Conheça Alguns Coquetéis Que Podem Ser Preparados Em Casa Com A Bebida Mista

Ademais, fora a bebida original, com o teor alcoólico na marca de 15%, vendida na garrafa de vidro, ainda existe a versão gaseificada, em lata. Mas, a Draft Rum tem o teor alcoólico bem menor, de 8%. E há ainda a variação “chopp”, vendida nos barris para choperias e eventos.

Continua depois da publicidade

A produção teve início de maneira artesanal, com um desafio feito para um dos sócios. Ele estava trabalhando nos eventos de BH, mas tinha que criar uma bebidinha diferente e saborosa com mate e rum. O resultado funcionou tão bem que virou um grande negócio.

Continua depois da publicidade

Mas, mesmo seu sabor já sendo tão bom, ainda dá para melhorar, sabia? A mistura da bebida com outros ingredientes dá vida a drinks incríveis. Vamos ver?

1- Xeque Mate Drink com laranja

Não é de hoje que a combinação de frutas cítricas e álcool dá super certo. Nesse coquetel fica melhor ainda com o gostinho do Xeque Mate.

Ingredientes da receita

  • 1 dose do Xeque Mate;
  • Twist da laranja Baía;
  • Água tônica (o suficiente para completar);
  • Gelo ao seu gosto;
  • Rodela de laranja para decorar.

Passo a passo do Xeque Mate Drink com laranja

Bebida: O Xeque Mate Drink é mais um “filho” saído de Belo Horizonte e que vem se popularizando por todo o Brasil
Bebida: O Xeque Mate Drink é mais um “filho” saído de Belo Horizonte e que vem se popularizando por todo o Brasil – Foto: Canva Pro

Em um copo à sua escolha, misture todos os ingredientes. A decoração fica ao encargo da sua imaginação, com a sugestão da rodela de laranja.

2- Doçura de mel e hortelã

Você é do tipo que adora uma bebidinha doce? Pois, então, essa é a perfeita para você.

Ingredientes da receita

  • 2 colheres das de sopa do mel;
  • ½ do licor da laranja;
  • 1 dose do Xeque Mate;
  • 6 folhinhas da hortelã amassadas;
  • Gelo ao seu gosto.

Passo a passo da Doçura de mel e hortelã

Em um copo, mexa todos os ingredientes (menos o gelo) até que o mel se dissolva. Em seguida, coloque as pedras de gelo e deguste com moderação.

3- Bebida mista Ginger Mate

O Ginger Mate carrega, além do sabor inusitado do Xeque Mate, a intensidade do gengibre.

Ingredientes da receita

  • 1 dose do Xeque Mate;
  • ½ laranja ou 1 limão;
  • 2 rodelinhas do gengibre;
  • Gelo ao seu gosto.

Passo a passo da bebida mista Ginger Mate

Coloque a dose do Xeque Mate, o gengibre, bem como a fruta escolhida dentro de um copo, misturando e macerando um pouco os ingredientes. Assim, logo após, adicione a quantidade de gelo desejada e prontinho!

Sugestão de consumo

Gostou de conhecer mais sobre o Xeque Mate Drink? Já é possível encontrar a bebida mista em muitas redes de supermercados para ser consumida com petiscos feitos à base de queijos e carnes sem gordura.

Mas, caso não encontre facilmente, basta pesquisar e adquiri-la pela Internet. Aproveite e experimente, comece a preparar um dos coquetéis que ensinamos. Assim, a diversão está garantida!

Portanto, leia mais: Drink Baby Yoda: A Bebida Mista Que Homenageia Os Fãs De Star Wars; Aprenda A Preparar

Drinks Perfeitos  preparados em casa

Pois bem, saiba um pouco mais sobre bebidas e drinks perfeitos para fazer em casa, assistindo  nosso vídeo abaixo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais