Governo abriu crédito para custear UTIs e deputado comemora: “iremos vencer esta guerra!”; confira
Ação foi lembrada por base aliada ao governo
Indiscutivelmente, a segunda onda da Covid-19 no Brasil foi ainda mais devastadora, como previam instituições sanitárias e de saúde, bem como médicos e estudiosos da área. Nesse cenário, é impossível não falar da posição do governo brasileiro frente ao combate da pandemia, ora negligente, ora tentando agir. Desse modo, o governo abriu crédito para custear UTIs dos estados; saiba mais sobre o assunto nesta terça-feira (20/04).
Se por um lado, a oposição o acusa de negligência, por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parece mudar o comportamento e agir para amenizar a crise. Dessa forma, algumas ações começam a acontecer e são celebradas pela base aliada.
Governo abriu crédito para custear UTIs e ação é comemorada
Embora o presidente tenha se referido à doença infecciosa causada pela Covid-19 como “uma gripezinha”, o governo está se mobilizando para criar estratégias econômicas para o enfrentamento da crise que já ultrapassa o período de um ano, além de mudar o discurso com relação ao uso de máscaras e necessidade da vacinação em massa.
A medida mais recente tomada pelo governo foi a abertura de crédito no valor de R$ 2,6 bilhões em favor do Ministério da Saúde.
Segundo a Agência Brasil,
[…] a liberação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), tem o objetivo custear cerca 8 mil leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) nos estados […] Os recursos serão repassados mediante transferências do Fundo Nacional de Saúde para fundos de saúde dos demais entes federativos.
O crédito também será aplicado na aquisição de medicamentos e fármacos utilizados na intubação orotraqueal, procedimento usado em pacientes graves de covid-19. Os medicamentos a serem comprados são os chamados agentes hipnóticos, opioides e bloqueadores neuromusculares.
O repasse tem como base legal a Medida Provisória nº 1.043, de 16 de abril de 2021; ou seja, foi editada na última sexta-feira.
Com a notícia, diversos parlamentares comemoraram a atuação do governo, mesmo em meio às críticas.
Entre eles, o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) comemorou por meio de uma publicação em sua conta oficial do Twitter. Na ocasião, o parlamentar que é filiado ao ex partido do presidente, escreveu:
Mais uma importante notícia para o combate à pandemia! Desta vez o presidente Jair Bolsonaro abriu um crédito no valor de R$ 2,6 bilhões para o Ministério da Saúde custear cerca de 8 mil leitos de unidades de terapia intensitava (UTI) em diversos estados do Brasil. pic.twitter.com/kot5MGt5fD
— Deputado Coronel Armando (@cel_armando) April 20, 2021
Além disso, o deputado acrescentou:
Esta ação do Governo Federal se junta a várias outras no combate à pandemia. Iremos vencer esta guerra!
Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!#DeputadoCoronelArmando #GovernoFederal #PresidenteBolsonaro
— Deputado Coronel Armando (@cel_armando) April 20, 2021
Comments are closed.