Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do trânsito de mercúrio em frente ao Sol

O evento ocorre no Forte do Castelo, no bairro da Cidade Velha, em Belém, a partir das 9h30. Durante o evento, o Núcleo recomenda que os observadores utilizem equipamentos de proteção para os olhos

O Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove neste segunda-feira (11) uma sessão de observação do trânsito de Mercúrio no disco solar, em Belém. O evento ocorre no Forte do Castelo, no bairro da Cidade Velha, a partir das 9h30. A observação do fenômeno segue até as 15h05.

De acordo com o Nastro, a previsão do tempo para esta segunda-feira é de céu limpo, permitindo boas observações do fenômeno. O núcleo ainda recomenda que, durante o evento, os observadores utilizem equipamentos de proteção para os olhos.

O trânsito de Mercúrio é o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. No fenômeno, Mercúrio é visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar. Será como que um “mini eclipse” do Sol.

Ainda segundo o Nastro, esse é um evento relativamente raro. No século XX, a partir do território brasileiro, foram registrados apenas seis trânsitos de Mercúrio. Extraordinariamente, no século XXI, estão previstos 13 fenômenos nessa natureza.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies