Núcleo de Astronomia da UFPA promove observação do trânsito de mercúrio em frente ao Sol

O evento ocorre no Forte do Castelo, no bairro da Cidade Velha, em Belém, a partir das 9h30. Durante o evento, o Núcleo recomenda que os observadores utilizem equipamentos de proteção para os olhos

O Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove neste segunda-feira (11) uma sessão de observação do trânsito de Mercúrio no disco solar, em Belém. O evento ocorre no Forte do Castelo, no bairro da Cidade Velha, a partir das 9h30. A observação do fenômeno segue até as 15h05.

De acordo com o Nastro, a previsão do tempo para esta segunda-feira é de céu limpo, permitindo boas observações do fenômeno. O núcleo ainda recomenda que, durante o evento, os observadores utilizem equipamentos de proteção para os olhos.

-- Continuar depois da publicidade --

-- Continuar depois da publicidade --

O trânsito de Mercúrio é o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. No fenômeno, Mercúrio é visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar. Será como que um “mini eclipse” do Sol.

Ainda segundo o Nastro, esse é um evento relativamente raro. No século XX, a partir do território brasileiro, foram registrados apenas seis trânsitos de Mercúrio. Extraordinariamente, no século XXI, estão previstos 13 fenômenos nessa natureza.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...