Cortar ou manter as garras do gato é motivo de dúvida para os donos dos pets

Saiba se pode cortar a garra do gato e demais cuidados

Anúncio


As garras do gato geram uma grande dúvida entre os donos: elas devem ser cortadas ou mantidas? Por isso, hoje 18/11, a Folha Go vai falar mais sobre esse assunto e saber qual o melhor procedimento para as unhas dos felinos.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, as garras do gato possibilitam que eles a caçada e subida em árvores. . Ao afiar as unhas nos objetos, o gato libera substâncias (feromônios) que deixam marcas em seu ambiente. No entanto, essa prática pode, infelizmente, deixar “alguns arranhões bonitos” em seus móveis.

Leia também: Linguagem do Pet: o que ele está comunicando? Descubra hoje

Continua depois da publicidade

Retirar as garras do gato

garras do gato
Por que as pessoas retiram as garras do gato? Essa prática é proibida ou permitida? Saiba mais Foto – Bing

Segundo afirmou a médica veterinária de Santa Cruz do Sul (RS), Bruna Hermes, em entrevista concedida para o nosso canal on-line,  é proibido cortar a garra do gato, pois essa afirmação é de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Continua depois da publicidade

Para esclarecer melhor, a unha do gato é composta por duas partes e os nervos estão na área central, local onde se concentram os nervos e vasos sanguíneos. Por isso, essa área é muito sensível e precisa ser preservada.

Dessa forma, o gato tem quatro dedos nas patas traseiras e cinco dedos nas patas dianteiras. O quinto dedo corresponde ao polegar dos humanos. Até por isso, essas garras permitem escalar com agilidade.

Portanto, em uma situação normal, os gatos não tocam o solo com as unhas e, portanto, estas não se desgastam naturalmente como nos cães. Em suma, eles precisam afiar as unhas para mantê-las em boas condições.

Quando retirar as garras do felino?

garras do gato
Por que as pessoas retiram as garras do gato? Essa prática é proibida ou permitida? Saiba mais Foto – Bing

Ao passo que, como regra geral, não precisa cortar as unhas dos felinos, o estilo de vida do seu animal pode influenciar na decisão. Se for um gato que vive ao ar livre, suas garras serão essenciais para se defender, caçar e escalar.

Para um gato doméstico, um arranhador pode ser útil, o que lhe permitirá cuidar das unhas de forma natural em casa.

No entanto, se você percebe que ele tende a afiar as unhas em toda a casa, pode encurtá-las um pouco para causar menos danos. Como resultado, usar um repelente e spray educacional pode ajudar seu animal a mirar em um objeto escolhido, como o poste de arranhar.

Com o envelhecimento, os felinos podem ser menos ativos. Neste caso, é importante aparar as unhas que possam ficar alongadas.

Enfim, se você não está familiarizado com esta prática, não hesite em pedir conselho ao seu veterinário sobre como fazê-lo. Você também pode pedir a ele para cortar as unhas do seu animal.

Confira também: Finados e animal de estimação: uma homenagem aos pets que se foram

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies