Peixe que limpa aquário? Ele existe e conheça hoje três espécies eficientes

Peixes que limpam o aquário são muito úteis para a manutenção e para evitar a liberação de elementos tóxicos.

Anúncio


Ter um aquário sempre limpo dá gosto de ver e encanta qualquer pessoa que admira. Mas, você sabia que pode ter a ajuda dos próprios peixes para manter tudo sempre limpo? Hoje, 19/12, o Folha GO te apresenta 3 espécies de peixe que limpa aquário.

Continua depois da publicidade

 Leia também: Você já ouviu falar da Titanoboa, a maior serpente pré-histórica? Saiba mais

peixe que limpa aquário
Peixe que limpa aquário? Conheça três espécies que limpam tudo (Imagem: Site Blog Pesca Gerais)

Peixe que limpa aquário é eficaz de verdade?

Existem muitas espécies de peixes limpadores. Alguns limpam pedras, outros vidro, esses são conhecidos como peixes limpadores e podem ser criados em aquários ou lagos artificiais de água doce, ajudando bastante na manutenção diária do local onde vivem.

Continua depois da publicidade

Além de ajudarem na limpeza, esses peixes eliminam o risco da liberação da amônia ou de outros elementos nocivos. Por isso, é uma ótima escolha ter pelo menos um deles em todos os aquários.

Continua depois da publicidade

Nesta matéria, separamos 3 das espécies mais comuns de peixe que limpa aquário, encontradas em qualquer loja ou distribuidora de pequenos animais aquáticos. Você só precisa ter cuidados específicos quando se trata desse tipo de animal, pois ele necessitam de uma atenção especial.

Cuidados quando se tem um peixe que limpa aquário

Primeiramente, saiba que é possível ter um peixe limpador no mesmo aquário com outras espécies, mas que o ambiente deve ser adaptado para ambas. Por isso, tente encontrar peixes que necessitem dos mesmos cuidados. Além disso, siga as seguintes recomendações:

Antes de tudo, ofereça ao peixe que limpa aquário uma ração de fundo. Eles costumam permanecer no fundo do aquário e, se você utiliza ração que flutua, ele não vai conseguir se alimentar adequadamente.

O peixe limpador também se alimenta das sujeiras que se acumulam no fundo do aquário, como algas ou restos de alimentos de outros peixes. Por isso, evite que ele fique em ambientes muito limpos. Caso isso ocorra, o peixe não conseguirá se adaptar da melhor forma. Se o aquário for novo, aguarde até 30 dias para incluir o peixe.

Mesmo sendo considerados resistentes, é importante ter um sistema de filtragem muito eficiente. O habitat natural desse tipo de peixe é o rio com água corrente, então, ele vai precisar que o aquário tenha uma boa simulação desse habitat.

Peixe que limpa aquário? Conheça três espécies que limpam tudo | imagem fareja-pet

Conheça as três espécies de peixes limpadores mais comuns

Agora chegou a hora de conhecer os peixes escolhidos para essa lista. Confira abaixo:

Peixe cascudo

Considerado um dos peixes limpadores mais comuns para aquários, o cascudo é também o mais resistente. Por isso, é muito fácil criá-lo e isso o torna o preferido entre os aquaristas. Entretanto, é importante ficar atento ao tamanho desse peixe, que pode crescer muito e ficar grande demais para o aquário.

Se esse for o caso, ele pode ameaçar as outras espécies que vivem no mesmo ambiente e ninguém quer que peixe nenhum saia machucado, não é mesmo? O cascudo se alimenta de ração de fundo, algas e restos de alimentos. Primordialmente vive no fundo do aquário e pode viver sem outro peixe da mesma espécie no mesmo local.

Peixe limpa-vidro

Esse é uma escolha para quem tem espaços menores e quer poucas espécies no aquário. O limpa-vidro é um peixe que limpa aquário que também gosta de passar a maior parte do tempo no fundo.

Entretanto, como o próprio nome diz, essa espécie também arrisca umas profundidades menores em busca de resíduos que ficam colados no vidro do seu ambiente. Por ser um dos menores peixes limpadores, ele pode ser ameaçado por outras espécies.

Dessa forma, o ideal é que tenham poucas espécies no habitat e que o limpa-vidro fique acompanhado de pelo menos 6 peixes de sua espécie.

peixe que limpa aquário
Peixe que limpa aquário? Conheça três espécies que limpam tudo (Imagem: Site My Aquarium)

Coridora

Essa também é uma espécie bem popular de peixe que limpa aquário, mas, diferente dos anteriores, não se alimenta de algas, apenas de restos de alimentos. De acordo com o seu tamanho que é de até 6 centímetros, o ideal é ter cerca de 6 indivíduos da mesma espécie em um aquário.

Existem muitas subespécies da Coridora, com cores, hábitos e tamanhos diferentes. Por isso, procure a que se adapta melhor a seu aquário.

 Leia também: Descubra sobre animais exóticos: veja 3 espécies do Brasil e mais curiosidades 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies