Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos
Quem tem animal de estimação deve levar o quesito alimentação muito a sério e fornecer o melhor para o seu bichinho
Tutores de animais de estimação devem ter, pelo menos, uma noção básica sobre a alimentação de pets. Afinal, eles dependem exclusivamente dos seus donos e devem ter um cardápio que seja capaz de fornecer todos os nutrientes que precisam. Tendo isso em vista, nesta sexta-feira (05/12), o Caderno Pets, do Folha Go, te dá dicas super interessantes sobre a alimentação dos bichinhos, sejam eles roedores, mamíferos silvestres ou exóticos.
Leia também: Seu pet tem identidade? Entenda como fazer a filiação do seu animalzinho
Dicas para a alimentação de pets
Cada espécie de pet tem uma necessidade nutricional diferente e específica. É por isso que, por exemplo, você não dá a ração de um hamster para um cachorro, não é mesmo?
Desse modo, cada pet precisa de uma alimentação própria. Pois se ela não for adequada, o animal pode ficar doente e em casos mais extremos, até desnutrido. Sendo assim, quem tem animal de estimação deve levar o quesito alimentação muito a sério e fornecer o melhor para o seu bichinho.
Confira, portanto, dicas interessantes e que podem te ajudar a elaborar melhor a alimentação de pets.
Alimentação de roedores
Chinchila, hamster, coelho e twister são os principais animais roedores de estimação. Mas o grupo de roedores é bem extenso, eles são mais da metade dos mamíferos da Terra.
Tendo isso em vista, se você tem um roedor de estimação em casa, deve atentar-se para a alimentação do seu pet, pois a ração pode não ser suficiente no quesito nutrição. Dessa maneira, o tutor deve ter em mente que os dentes dos roedores nunca param de crescer. Por isso, alimentos duros que desgastem eles, é fundamental.
Como barras de cereais, biscoitos secos, sementes e a própria ração específica para o tipo de roedor. Além disso, vegetais como pimentão, abobrinha e cenoura são recomendados. Feno e frutas não ácidas podem fazer parte da alimentação do pet.
No entanto, cada roedor tem necessidades alimentares específicas. O que pode fazer bem para um animal, pode ser prejudicial para outro.
Veja ainda: Descubra 5 tipos de cobras para criar em casa e saiba as normas ambientais
Alimentação de mamíferos silvestres
Os mamíferos silvestres que são pets, como o sagui, o mini porco e outros, também têm uma necessidade nutricional específica. Principalmente devido à sua origem; ou seja, os animais silvestres não passaram pelo processo de domesticação.
A grande maioria dos animais criados em cativeiro costumam não se adequar, pois são retirados da natureza. Contudo, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), regulariza a criação de animais silvestres.
Dessa forma, caso você tenha interesse em ter um pet diferente em casa, deve procurar um criadouro regularizado para a compra do animal. Além disso, deve ter em mente que os cuidados e a alimentação do bichinho representam um gasto superior se comparado os animais de estimação, como cães e gatos.
Alimentação de animais exóticos
Os animais exóticos são também os animais silvestres, como iguanas, jabuti, teiú, furão, mico, papagaio e diversos outros. Por ser um grupo grande e bastante diversificado, composto por muitas espécies e raças, a alimentação de pets exóticos também deve passar por uma orientação do médico veterinário.
Em todos os casos, a ração costuma não ser suficiente. Embora no mercado existam tipos com muitas vitaminas, ferro, fibras e compostos alimentares necessários. Contudo, a alimentação natural, composta por frutas, por vegetais, por sementes, por grãos e outros, complementa a ração.
Assim sendo, a alimentação de pets, seja de qual espécie ou raça ele seja, deve ser completa e agradável ao animal.
Confira também: Conheça 7 animais silvestres que são permitidos para serem pets
Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Comments are closed.