Looks like you have blocked notifications!

Descubra como cães enxergam: entenda os detalhes agora

Não é só preto e branco os cães enxergam

-- Continuar depois da publicidade --

Esta é uma pergunta que todos nós nos perguntamos em algum momento:  como cães enxergam?  Embora seja verdade que não há uma resposta exata para a pergunta, estudos recentes nos permitem ter uma ideia aproximada de como é sua visão. Hoje (10/02) aqui na Coluna Pets do Folha Go nós iremos nos aprofundar na visão de nossos amigos cães, também desmascarando alguns mitos que existem sobre o assunto.

Aproveite, e leia também: Veja o Dogue Alemão: o cão gigante do personagem Scooby Doo

-- Continuar depois da publicidade --

Cães: a distância enxergam melhor

cães
Como os pets enxergam? Foto – Pixabay

A visão de um cão atinge menos distância do que a de uma pessoa, da ordem de quatro vezes menos. Ou seja, se nossa acuidade visual nos permite distinguir um objeto perfeitamente a 100 metros, eles precisam estar a 25 metros para distingui-lo da mesma maneira.

No entanto, sua acuidade visual aumenta muito se o objeto em questão estiver em movimento. Nesse caso, a distância em que podem detectá-lo é muito maior. Eles têm a visão superpreparada para perceber o movimento, e isso também afeta sua acuidade visual.

Algo que devemos ter em mente é que eles têm maior dificuldade de enxergar objetos próximos. Se pudermos focalizar objetos a uma distância de até 6 centímetros de nossos olhos, os cães precisam de uma distância de cerca de 30 centímetros. É difícil para eles se concentrarem em algo que está a uma distância mais curta.

Eles veem muito melhor do que nós no escuro

Eles têm um tipo de cone a menos, mas têm muito mais bastonetes, os receptores responsáveis ​​pela sensibilidade da visão em condições de pouca luz.

Além disso, sua visão possui algo que não temos, uma camada chamada tapetum lucidum que atua como um espelho para refletir os raios de luz, aumentando a eficácia dos receptores. Logo, essa membrana faz com que sempre que você tire fotos do seu cachorro em locais escuros, os olhos dele brilhem.

Por todas essas razões, os cães distinguem melhor os objetos no escuro, especificamente entre 4 e 5 vezes melhor do que as pessoas. Sua visão tem maior sensibilidade, então sua visão noturna é muito melhor que a nossa.

Ademais, leia ainda: Dogo Argentino: conheça o cão que é resultado de 25 anos de cruzamento

O que diferencia a visão humana de animais como cães e gatos?

cães
Será que cães e gatos enxergam de forma diferente? Foto – Pixabay

Os humanos veem de maneira muito diferente do que nossos cães, gatos ou outras espécies de animais. Nossa visão tem certas vantagens sobre a de nossos animais de estimação, bem como limitações importantes.

-- Continuar depois da publicidade --

Enquanto o olho humano possui elementos como a mácula lútea ou a fóvea que permitem ver com grande nitidez e detalhes, os gatos, que carecem dos dois elementos, veem a realidade com linhas muito grossas. Em vez disso, seu ângulo de visão é muito superior ao do humano.

Como os cães veem cores diferentes?

Ao contrário do que se espalhou por muitos anos, os cães não enxergam em preto e branco, eles são capazes de perceber cores, como o amarelo ou o azul, de uma forma muito semelhante à nossa. Eles também percebem o vermelho e o verde, embora neste caso de forma distorcida.

O verde é percebido como amarelo-acinzentado e o vermelho como amarelo-marrom, tornando sua visão semelhante à de uma pessoa com daltonismo.

Sua maneira de ver as coisas definida

Cães
Cães não enxergam apenas preto e branco Foto – Pixabay

Talvez você tenha pensado que os cães observam as coisas com a mesma clareza que nós, mas a verdade é que a visão deles não tem a mesma definição que a nossa. Diferentes estudos explicam que a visão dos cães não é tão nítida ou clara quanto a nossa.

Objetos pequenos são difíceis de distinguir em longas distâncias e nem todos os detalhes são visíveis de perto. Se um cão deve localizar um objeto de longa distância apenas com a ajuda de seus olhos, é altamente improvável que ele possa distingui-lo, exceto se ele começar a se mover, então suas chances são multiplicadas por três.

Como os cães percebem o movimento

Nem tudo é uma má notícia para os cães, o olho deles tem algo que o ser humano não tem: é capaz de perceber melhor os movimentos, mesmo em condições de pouca luz.

A razão parece óbvia: em seu passado como caçador, isso lhe permitiu perseguir a presa nas condições mais difíceis. Outra vantagem na visão dos cães é que eles possuem um maior ângulo de visão periférico, o que lhes permite ter uma visão mais ampla e completa.

E agora, ficou mais claro para você como os cães enxergam?

Por fim, leia mais: Dogue alemão: saiba mais sobre esse cachorro de tamanho e coração gigantes

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...