Gato preto dá azar: verdade ou mito? Saiba mais

Muito se ouve sobre essa crença, mas você sabe de onde ela surgiu? Descubra aqui

Anúncio


Hoje, 17/11 o Folha GO te conta sobre a origem dessa superstição tão conhecida e antiga. Antes de mais nada gato preto, um pet tão lindo, realmente dá azar?  Confira a seguir o que descobrimos nos registros da história sobre essa crença.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Conheça 09 animais exóticos: já pensou em desses como seu pet? Confira.

Origem da crença

 No período da idade média, havia uma crença de que os gatos pretos era bruxas que se transformavam nesse animal a fim de andar sem preocupações. 

Continua depois da publicidade

De acordo com essa superstição, se você cruzasse com um gato preto, essa bruxa te daria azar, ou seja, os gatos eram associados à magia negra. 

Continua depois da publicidade

A história tomou tamanha proporção que o Papa Gregório IX declarou que eles eram a própria personificação do diabo. 

Nesse período as mulheres acusadas de bruxaria, eram queimadas vivas, o mesmo começou a ocorrer com os gatos pretos. 

Como os gatos pretos são vistos atualmente? 

gato preto
Você sabe de onde surgiu a crença que gato preto dá azar? (Imagem: Uol)

Desde já, gostaríamos de deixar claro que essa crença não tem fundamento algum, a coloração preta é um fator genético e ocorre pelo acúmulo da pigmentação melanina. 

Atualmente, mesmo muitas pessoas não acreditando nessa história, infelizmente, em abrigos de adoção de pets, os gatos pretos são os menos procurados. 

As pessoas possuem maior consciência que eles são gatos normais e que preto é apenas uma cor como qualquer outra. 

Apesar disso, em outubro, época de Halloween ou sexta feira 13, há um grande aumento no número de adoção de gatos pretos, já que são utilizados em rituais de magia negra. 

Quais cuidados devo tomar com o meu gato preto? 

Caso você possua gatos para a adoção e alguém chegue procurando especificadamente por um da cor preta, antes de mais nada, ofereça algum de outra coloração. 

Se a pessoa insistir muito no na cor preta, principalmente em outubro e perto de uma sexta feira 13, evite a doação. 

Você também pode falar que o felino é castrado ou possui alguma mancha branca, já que desse modo não vão servir para esses rituais. 

Agora se você possui um gato preto, em época de Halloween redobre a sua atenção, não deixe o seu pet sair de casa. 

Se por um acaso você encontrar um bichinho desses na rua, principalmente no mês de outubro, fique com ele por um tempo em sua casa. 

Veja mais: 13 curiosidades impressionantes sobre os gatos; descubra aqui.

 Por que adotar um gato preto? 

gato preto
Gatos pretos são ótimas companhias. (Imagem: Jornal Bom Dia)

Tendo em vista que a procura por esse tipo de animal é menor, mesmo assim, você estará fazendo uma ótima ação adotando um gato preto. 

Ele também gosta de bastante carinho e amor. Aliás, para esse bichinho que já foi muito maltratado ao decorrer da história até os dias atuais, nada como recompensá-lo com muitos mimos.

Acima de tudo, eles são extremamente carinhosos e amorosos, sua coloração é linda e seus pelos apresentam maior praticidade, já que não há necessidade de escovação diária. 

Alguns países da Ásia e da Europa acreditam que, ao contrário do que muita gente acha, o gato preto na verdade proporciona sorte. 

Além disso tudo, por conta de mutações genéticas, esse felino da cor preta possui maior resistência para uma doença chamada FIV (semelhante ao HIV nos humanos). 

Agora que você já sabe que tudo não para de uma superstição, espalhe a notícia por aí para que esse preconceito acabe de uma vez por todas. 

E adote um gatinho preto, você estará fazendo muito bem para esses pets. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies