Controle biológico de pragas: saiba como adotar em seus cultivos
Saiba como adotar o controle biológico de pragas em suas plantas e evite comprar ou utilizar agrotóxicos caros!
Rio de Janeiro, 26 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Sua horta ou jardim, estão infestados por pragas nas plantas? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobre o controle biológico de pragas e como adotá-lo no cultivo de suas plantas. Dessa maneira, você poderá evitar os ataques causados por pulgões, cochonilhas e outros tipos de insetos que são letais para os seus cultivos.
Controle biológico de pragas: saiba como adotar em seus cultivos
O controle biológico, é o nome da técnica utilizada para combater pragas nocivas para as plantas reduzindo os danos causados nos vegetais . Assim como na produção das lavouras e na saúde da população.
Por isso, as indústrias de insumos estão sempre buscando formas de se atualizar para suprir um mercado que está querendo abolir cada vez mais os agrotóxicos e pesticidas agrícolas.
No entanto, ainda assim, as grandes lavouras usam muitos produtos químicos pesados para se livrar das pragas e isso causa danos severos à saúde das plantas, do solo e da população que consome esses alimentos.
Veja abaixo, algumas técnicas simples e práticas para adotar em seus cultivos, que consiste em utilizar outros animais que são inimigos das pragas para reduzir ou eliminar esses seres de sua horta ou jardim.

Leia também: Tomate Carmem: descubra os segredos para cultivar em sua casa
Use as joaninhas a seu favor
Se você já se deparou com o ataque de pulgões em suas plantas, então deve saber que essas pragas são altamente destrutivas, não é mesmo? Afinal, por mais que se tente utilizar todas as misturinhas caseiras possíveis, logo eles voltam a danificar seu jardim ou horta novamente.
Portanto, o jeito é apelar para o controle biológico de pragas que nesse caso, consistem na dispersão de joaninhas pelo jardim ou horta. Além de serem bonitinhos, esses insetos são os maiores consumidores de pulgões atualmente e sua dieta alcança também outras pragas comuns no cultivo: as cochonilhas.
Use parasitóides
Se as pragas que estão atacando seu jardim são maiores como as lagartas e os moluscos como caracóis e lesmas, saiba que os parasitóides são as melhores opções para o controle biológico. Isso porque, elas precisam de um hospedeiro para se manterem vivas.
Dessa forma, penetrarão nesses animais e irá matá-los rapidamente e se dispersando pelo solo, já que elas não se alimentam de plantas. Nesse caso, a Cotesia e Trichogramma são os seres mais indicados para esse tipo de controle biológico de pragas.
Veja alguns cuidados que você deve ter com sua horta
Assim como o controle biológico de pragas, outros cuidados são essenciais para ter uma horta saudável, portanto, veja mais nesta matéria do Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.
Por fim, leia também: quando devo substituir o substrato das plantas? Entenda se é necessário
Faça os melhores INSETICIDAS CASEIROS, NATURAIS e BARATOS!



