Anúncio

Orquídea Dendrobium: conheça essa planta exótica e aprenda a cultivá-la

Famosa pela beleza de suas flores, trata-se de um gênero de orquídeas que é repleto de muita beleza!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2022, por Rodrigo Guimarães – Que tal conhecer e aprender a cultivar, um dos mais belos gêneros de orquídeas do mundo? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar as características da Orquídea Dendrobium e ensinar a cultivá-la da maneira correta. Apesar dessa espécie ser originária do sudeste asiático, esse tipo de orquídea é muito conhecidas e cultivada aqui no Brasil.

Continua depois da publicidade

Como cultivar a Orquídea Dendrobium? Conheça suas características

Um dos lugares mais comuns para se encontrar essa espécie de orquídea, é em cima de árvores. Isso porque, trata-se de uma planta epífita e graças a esse aspecto, elas receberam esse nome. A princípio, o significado de Dendrobrium é “planta que vive nas árvores”.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, tudo o que você precisa saber para cultivar essa espécie de orquídea em sua casa, de uma forma que ela produza flores o ano todo, para trazer ainda mais beleza para o seu jardim.

Orquídea Dendrobium
Orquídea Dendrobium: conheça essa planta exótica e aprenda a cultivá-la. Foto: Canva Pro

Leia também: O pé de tomate não está dando frutos bem formados? Saiba o que pode estar acontecendo

Luz ideal

Quase todas as espécies de orquídeas gostam de luz solar intensa para o desenvolvimento dos pseudobulbos mais saudáveis. Porém, é preciso evitar um ambiente que ofereça os raios solares nos horários mais quentes do dia. Visto que isso poderia queimar as folhas e flores dessa espécie.

Além disso, saiba que a luz é essencial apenas durante o processo de crescimento da planta. Portanto, quando sua orquídea dendróbio já está bem avançada em desenvolvimento, você pode manter seu vaso até mesmo em ambientes internos livres da luz direta.

Temperatura e rega ideal

Como vimos acima, a temperatura não é um problema para cultivar orquídea dendróbio. Já que essa planta pode se adaptar facilmente em várias condições diferentes de temperatura.

Por isso, basta ter o cuidado de regar com abundância durante o processo de crescimento da planta. Entre as regas, você deve esperar que o solo fique seco antes de irrigar novamente sua orquídea dendróbio.

Alias, saiba que uma boa circulação de ar e secagem do sistema radicular, é essencial para que essa planta cresça de forma saudável. Com a chegada do verão, a frequência de irrigação deve acontecer a cada dois dias, e no inverno, é preciso reduzir esse cuidado.

Adubação ideal

A orquídea dendróbio deve ser adubada duas vezes por mês. Uma dica, é utlizar o fertilizante NPK 30-10-10 ou 20-20-20 no verão e durante o outono e inverno. Além disso, você deve usar um adubo que tenha mais fósforo para preparação da orquídea dendróbio para a floração.

Orquídea Dendrobium
Orquídea Dendrobium: conheça essa planta exótica e aprenda a cultivá-la. Foto: Canva Pro

Saiba mais cuidados para seu jardim

Assim como os cuidados acima, veja outros que são ideais para quem deseja ter um jardim em casa ou até mesmo vasos decorativos com algumas plantas em casa, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim? Resolva de maneira simples e fácil

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...