Anúncio

Como cultivar inhame orgânico em casa? Saiba o que não pode faltar

Confira ótimas dicas para plantar esse legume tão delicioso

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2022, por Ingrid Fernandes – Você quer saber como cultivar inhame orgânico em casa? Hoje, o Horta, Jardim & Cia vai te mostrar. Pois é exatamente isso que vamos te mostrar hoje, com dicas simples e infalíveis. Quer saber tudo sobre esse legume e como cultivá-lo em casa de forma orgânica? Então, leia até o final e confira!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o inhame

O inhame (Dioscorea cayennensis Lam.) é um legume originário da África e da Ásia, e que, com o tempo, se espalhou por todas as partes do mundo. Muitas vezes, ele é confundido com o cará, aqui no Brasil. Porém, ele possui algumas diferenças não só na aparência como também no valor nutricional e no sabor.

Continua depois da publicidade

Ademais, o clima do Brasil é ideal para o cultivo do inhame em praticamente qualquer época do ano. E é sobre isso que iremos falar nos tópicos seguintes.

Em seguida, confira também: Tem Um Pequeno Canteiro Para Cultivar Pepino Japonês? Veja Agora Como Fazer

Como cultivar inhame orgânico em casa?

A propagação do inhame é feita através do próprio legume. Para cultivar inhame orgânico em casa, o primeiro passo é escolher um exemplar bem sadio e com uma extremidade bem pontuda. Depois, é só seguir esse passo a passo:

  • Coloque água em um recipiente e introduza o inhame nele, com o lado pontudo para cima, de forma que somente cerca de ⅓ do legume fique submerso;
  • Esse inhame deve ficar assim por cerca de 3 semanas;
  • Troque a água do recipiente a cada dois dias para evitar que apareçam fungos ou outras doenças;
  • É importante que você cheque o inhame todo dia para ver se não está apodrecendo e se as raízes estão crescendo bem.

Quando houver raízes grossas e abundantes no inhame, é hora de plantá-lo na terra. Sendo assim, encha um vaso grande ou uma cova no seu quintal com uma mistura de terra normal, húmus de minhoca e areia lavada em proporções iguais e coloque o inhame dentro. Cubra-o completamente com terra e regue. Proceda com as regas de forma que o substrato fique sempre úmido e nunca encharcado.

Se você seguir direitinho essas dicas de como cultivar inhame orgânico em casa, em breve estará colhendo seus primeiros inhames.

Quais os benefícios do inhame para a saúde?

Quais os benefícios do inhame para a saúde - Reprodução Canva
Quais os benefícios do inhame para a saúde – Reprodução Canva

O inhame é rico em carboidratos, vitaminas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio e cobre. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e reguladoras hormonais.

Outra vantagem é que ele é menos calórico que diversos outros legumes como a batata e a mandioca. Por isso, o consumo do inhame é muito benéfico, além dele ser muito versátil e ir bem em diversas receitas.

Gostou de aprender a como cultivar inhame orgânico em casa?

Então, leia também essa matéria da Casa Vogue, escrita por Vanessa d’Amaro e publicada em 27 de junho de 2020!

Agora, saiba mais: Banana Em Penca; Aprenda Os Segredos Para Cultivar Em Casa E Ter Muitos Frutos

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...