Anúncio

Como cultivar louro: confira dicas para ter essa planta medicinal utilizada na culinária brasileira

Um jeito prático de plantar o louro em vasos no seu quintal

Anúncio


Continua depois da publicidade

As folhas de louro, além de um bom aroma, são muito utilizadas como especiarias, na culinária brasileira seja as folhas inteiras ou trituradas, podendo ser facilmente encontrada em qualquer região do país. Portanto, aprenda hoje, 30 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, como cultivar louro.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar louro

O louro (Laurus nobilis), também chamado de loureiro, possui dois formatos: arbusto e árvore.  Seu tamanho não é inferior à 10 m de altura, mas pode ultrapassar os 18 m. Essa especiaria outrora já foi mais utilizada.

Leia a seguir: Como fazer poda de Jade para dar mais galhos e engrossar o caule: uma planta mais vigorosa em casa

Continua depois da publicidade

Substrato e adubação do louro

Saiba como cultivar louro – Reprodução Canva Pró

De origem mediterrânea o louro é tido como relíquia da floresta subtropical e úmida, laurissilva, que se estendia pela região mediterrânea há milhões de anos. Entretanto hoje, esta vegetação só pode ser achada nos arquipélagos: Açores, Madeira e Canário.

Para o cultivo, independente do solo é essencial um solo bem drenado, fértil, abundante em matéria orgânica e pH de 6,6 à 7,5.

Local em que o louro deve permanecer e rega ideal

O melhor é que o louro seja cultivado em áreas que tenha acesso a luz solar direta, mas pode se desenvolver em sombra parcial, também. É primaz que o clima seja ameno, o loureiro suporta baixas temperaturas, entretanto não tolera muitos ventos e geadas. Durante as regas não deixe o solo encharcar pois prejudica as raízes.

Em vasos profundos o loureiro também pode ser cultivado, mas a sua altura não irá passar de 2 m. O melhor método para seu plantio é com galhos semi-lenhosos com 10 a 25 cm de comprimento, pois o na semeadura a germinação é demorada, o solo precisa estar úmido até que enraíze. O adubo deve ser frequente.

Melhor período para plantio e quando dá flores e/ou frutos

A primavera é a época ideal para o cultivo do loureiro devido as baixas temperaturas. Já o melhor período de colheita é no final do verão como também no começo do outono. Portanto, respeitando as épocas de colheita a planta poderá crescer forte e saudável.

Os frutos, são chamados de bagas, quando estão escuros e brilhantes devem ser colhidos e secados à sombra assim como as folhas. Habitualmente o loureiro não floresce em regiões com clima discrepante de sua região nativa.

Cuidados especiais com o louro

Por ser uma planta dioica, ou seja, há mudas que são masculinas e outras só femininas, tenha o cuidado de ter ambas na mesma região durante o período fértil. Quando cultivada em vasos, retire todas as ervas invasoras.

Ademais outra dica importante, quando plantada em vasos, o louro deve ser replantado a cada dois a cinco anos. Pode um terço da raiz em replante em um solo novo. Isso dará mais vitalidade a planta que irá se nutrir do novo solo,

Leia a seguir: Adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas: veja o passo a passo

APRENDA as melhores DICAS sobre o uso dos OLEOS ESSENCIAIS; eles vão mudar sua vida!

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Carregando comentários aguarde...
...