Anúncio

Em 1 minuto você planta quiabo em casa: saiba como ter um cultivo fácil

O quiabo exige poucos cuidados, sendo ideal para plantar em casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

O quiabo é muito rico em vitaminas com um sabor diferenciado e marcante, muito utilizado na gastronomia brasileira. De origem africana, o quiabo é muito fácil de ser plantado e pode atingir 2 m de altura. Hoje, 29 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra que em 1 minuto você planta quiabo em casa.

Continua depois da publicidade

Descubra como em 1 minuto você planta quiabo em casa

O quiabo demanda de poucos cuidados, por isso pode ser plantada em casa, seja em vasos pequenos ou hortas orgânicas. Inúmeras receitas da culinária brasileira utilizam as folhas e o cálice das flores também.

Leia a seguir: Veja 5 plantas que dão flores roxas: conheça opções desde o lilás até o roxo escuro

Continua depois da publicidade

Substrato e adubação do quiabo

Descubra como em 1 minuto você planta quiabo em casa – Reprodução Canva Pró

O quiabo (Abelmoschus esculentus) não exige muitos cuidados é uma planta de fácil plantio, no entanto, é ideal escolher um solo fértil, rico em matéria orgânica e ótima drenagem. Além disso opte por estruturas arenosas ou argilosas, o seu pH deve estar entre 6 e 6,5.

Antes de plantar é necessário deixar as sementes por 24 horas imersas em água para hidratá-las. As sementes secas demoram um pouco mais para frutificar, cerca de duas semanas à mais, atrasando o cultivo.

Local que o quiabo deve permanecer e rega ideal

As sementes devem ser plantadas diretamente em canteiros ou em sementeiras, entretanto no caso da segunda opção quando atingir de 10 cm à 15 cm deve ser plantado em um local definitivo.

Quando plantado em canteiros o espaçamento exigido é de 30 cm à 40 cm entre plantas e 1,2 m entre linhas, pois o seu crescimento é expansivo. Ademais, o quiabo deve estar plantado em local, no qual possa receber luz solar. Especialmente nos períodos da manhã ou fim da tarde. O solo precisa estar sempre úmido, sem encharcar.

Melhor período para plantar e quando colher

O melhor período para semear o quiabo é de janeiro à maio. Quando o quiabo estiver na coloração verde intensa, entretanto, observe se não há manchas escuras, com 10 cm até 14 cm indica que é o momento certo para colher. Além do mais, se for colhido após esta fase do desenvolvimento, o fruto ficará fibroso e duro.

Após ser colhido, o quiabo deve ser conservado dentro de sacos plásticos e na parte inferior da geladeira, dessa forma pode durar até uma semana nestas condições. Os frutos possuem as seguintes características: alongados, estreitos, também são fibrosos e as sementes claras e redondas.

Dicas extras sobre o plantio

Depois de 3 meses poda-se em torno de 20 cm do chão. Para quem possui algum tipo de alergia, a colheita deve ser feita no período da manhã, assim a irritação na pele será menor.

Leia a seguir: Adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas: veja o passo a passo

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas.

Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável.

E hoje, aqui no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!

Carregando comentários aguarde...
...