Anúncio

5 dicas essenciais para congelar os pratos prontos: saiba fazer sem ter prejuízos com o sabor

Macetes interessantes que vão te ajudar com a rotina

Anúncio


Comida fresca feita na hora é uma delícia e faz muito bem. No entanto, nem sempre há tempo suficiente para ter esse luxo, não é mesmo? A boa noticia é que o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quinta-feira (26/08) 5 dicas essenciais para congelar pratos prontos que certamente vão te ajudar durante a rotina.

Continua depois da publicidade

Além de tornar tudo mais simples, as dicas são baseadas em algo super importante: não ter prejuízo no que diz respeito ao sabor dos alimentos. Afina de contas, não é porque o alimento foi congelado que você precisa fazer uma refeição sem graça.

5 dicas essenciais para congelar pratos prontos

Congelar os alimentos é a melhor forma de preservar a qualidade e evitar que ele estrague rapidamente.

Contudo, nem todos os alimentos devem ir à geladeira, pois a refrigeração tem efeito inverso; ou seja, fará com que determinado vegetal, por exemplo, estrague mais rápido.

Tendo isso em vista, congelar pratos prontos é uma ótima opção para quem trabalha fora e tem uma rotina corrida ou para quem quer agilizar as tarefas da semana, ou ainda, para quem quer evitar desperdiçar a comida que sobrou.

Dessa forma, confira as 5 dicas essenciais para congelar pratos prontos.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como congelar vegetais? Confira agora mesmo o procedimento adequado

Continua depois da publicidade

1. Pegue leve nos temperos

5 dicas essenciais para congelar os pratos prontos: saiba fazer sem ter prejuízos com o sabor
5 dicas essenciais para congelar os pratos prontos: saiba fazer sem ter prejuízos com o sabor – Imagem: Divulgação freepik

Se a sua ideia for preparar uma receita para consumir durante alguns dias, tenha em mente que os temperos devem ser adicionados na menor quantidade possível.

Para não ter prejuízos no sabor, basta adicionar os temperos na hora de consumir. Até porque você precisará esquentar o alimento.

2. Não prepare totalmente

O complemento dos temperos na hora de esquentar o prato, também serve para o cozimento. Quando for preparar, não cozinhe completamente.

deixe que na hora de esquentar, o preparo seja finalizado, seja no forno ou no micro-ondas.

3. Faça o branqueamento dos vegetais

Essa dica vai precisar de um pouco mais de tempo, mas certamente vai te ajudar bastante. Antes de colocar os vegetais no freezer ou congelador da geladeira, faça o processo de branqueamento.

O procedimento consiste em cozinhar os vegetais em água fervente por 1 minuto e, em seguida, colocá-los em um recipiente com água gelada.

Por fim, basta colocar os vegetais em potes bem tampados e levar para congelar.

4. Espere a temperatura adequada

Um ponto super importante, mas que muita gente negligencia, é levar o alimento para congelar depois que ele esfriar.

Esse cuidado vai permitir que o alimento congele mais rapidamente, bem como vai evitar que o sabor e a textura sejam perdidos, pois não irá formar cristais de gelo.

5. Hora certa de esquentar

Eis que você vai consumir o alimento que deixou congelado. Nesse momento, não leve para esquentar diretamente do congelador.

Retire, portanto, o alimento do congelador e coloque na geladeira. Só depois é que você deve esquentar.

Leia já: Legumes que não podem ser guardados na geladeira: confira a lista

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais