Anúncio

Aprenda 4 cuidados essenciais com a tábua de carne: dicas importantes para se adotar no dia a dia

Confira dicas a respeito das tábuas de carne e quais as melhores para usar

Anúncio


Os cuidados essenciais com a tábua de carne são muitos, afinal nela é tratada parte da alimentação que é servida no dia a dia em casa. Isso significa que este utensílio precisa ser muito bem cuidado e higienizado com frequência. Sendo assim aprenda dicas de como fazer isso e tire todas as suas dúvidas conferindo essa matéria de hoje, 29 de janeiro de 2022, aqui do blog Receitas Fáceis, do site Folha Go.

Continua depois da publicidade

Quais cuidados essenciais você deve ter com a tábua de carne: dicas

Como já foi dito, os cuidados essenciais com a tábua de carne para a saúde e os bons modos da cozinha. Portanto, saber como cuidar e limpar faz parte do cuidado da alimentação geral da casa. Por isso é tão importante saber lidar com a tábua de carnes. Veja abaixo alguma dicas úteis e práticas que vão te ajudar no seu dia a dia.

Leia mais, a seguir: Confira dicas para escolher tábua de carnes e como cuidar de sua higiene; veja agora mesmo

1- Dê preferência as tábuas de vidro temperado para cortar as suas carnes: fáceis de limpar e duráveis

As tábuas de vidro temperado, embora inspirem mais receio ao serem adquiridas, por se pensar que são mais frágeis, na verdade é o oposto, são muito resistentes e ótimas para se ter na cozinha. E o melhor, tem o material de mais fácil higienização.

Então, apenas usando uma bucha limpa, água e sabão você consegue limpar sua tábua por completo e ela não fica com nenhum resquícios de alimento.

2- Cuidado com as tábuas de madeira de carne

Cuidados especiais com as tábuas de carne: veja dicas de conservação e segurança alimentar
Cuidados especiais com as tábuas de carne: veja dicas de conservação e segurança alimentar – Imagem: Canva Pro

Se usar uma tábua de madeira, fique atento a selagem e a limpeza profunda da peça. A selagem é o processo do uso do óleo em toda a tábua na primeira vez, e que serve como impermeabilização. Isso,  ajuda na durabilidade do seu utensílio doméstico.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, sempre que usar a sua tábua de madeira para cortar carnes lembre de lavar com água fervente, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio. Este processo de higienização é fundamental para que os alimentos não se contaminem.

Continua depois da publicidade

A forma de limpeza é simples, primeiro esfregue o bicarbonato junto com o álcool em toda a extensão da tábua e enxague com a água fervente. Esse processo vai ajudar a matar qualquer bactéria que possa se infiltrar na madeira e fáceis de passar para comida no próximo uso.

3- Redobre a os cuidados com a limpeza da tábua de plástico

Se sua escolha é tábua de plástico, assim como a de madeira, o utensílio precisa de cuidados especiais. Ora, esse material não é de tão fácil limpeza quanto de vidro. Então, atenção, procure lavar sempre com muita cuidado e tirar todos os resquícios de alimentos após o uso.

4- Seja plástico ou de madeira tenha tábuas exclusivas

Para o caso de não adotar uma tábua de vidro, sendo de plástico ou de madeira faça o utensílio de uso exclusivo para carne e mantenha esse mesmo costume para outros alimentos. Ou seja, uma tábua só para carnes, outra só para peixes, mais uma para frango e uma última para legumes.

Pode parecer exagero, mas nesses dois materiais, podem permanecer não apenas as bactérias que já foram citadas, mas também o gosto, cheio e cor dos alimentos que foram preparados ali. Portanto, ter uma tábua exclusiva, para cada tipo de alimento faz parte dos bons usos e costumes dentro de uma cozinha no dia a dia.

Confira outro texto: Cuidados com a tábua de cortar carne: saiba como aumentar a vida útil do utensílio

Veja dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, empresário e especialista em hambúrguer artesanal, ele apresenta dicas muito especiais sobre o manuseio da carne. Não perca!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais