Anúncio

Como abrir um vinho corretamente: confira dicas incríveis para não passar perrengue

Veja métodos seguros caso você não tenha o saca-rolhas

Anúncio


Seja para relaxar, para desfrutar com um boa companhia ou para degustar antes ou durante a refeição, o vinho é sempre uma boa pedida. Delicioso, versátil e feito para agradar a maioria, a bebida realmente representa ocasiões especiais. Embora tenha todos esses predicados, a grande questão é: como abrir um vinho corretamente? Essa parte pode desaminar qualquer um, principalmente quando não se tem a ferramenta adequada. Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa segunda-feira (04/10) super dicas que vão te ajudar.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, anote todas e lembre-se delas sempre que precisar, pois elas te ajudarão a não passar perrengue e desistir de tomar uma boa e generosa taça de vinho.

Dicas sobre como abrir um vinho corretamente

Só quem já tentou abrir uma garrafa de vinho sem um bom abridor conhece o significado da palavra dificuldade. Até mesmo com o abridor ainda é complicado para a maioria das pessoas.

Isso é proposital e deve-se ao fato de que a rolha é feita cerca de 5,5mm maior do que o gargalo da garrafa de vinho para uma boa vedação.

Mas por que isso acontece? Pode parecer só um desafio para quem ama vinhos, não é mesmo? Porém, o fato da rolha ter um diâmetro maior é na verdade um fator de segurança tanto com relação à própria conservação do vinho, como também para evitar que fungos cresçam na garrafa e alterem o sabor da bebida.

Dito isso, confira agora mesmo dicas sobre como abrir um vinho corretamente e sem muito esforço.

Continua depois da publicidade

Leia ainda: Como higienizar verduras e fazer durar mais tempo? Confira dicas para manter a saúde e não desperdiçar

Continua depois da publicidade

Usando a ferramenta ideal: o saca-rolhas

Como abrir um vinho corretamente: confira dicas incríveis para não passar perrengue
Como abrir um vinho corretamente: confira dicas incríveis para não passar perrengue – Imagem: Divulgação Canva Pro

Há diversos modelos de saca-rolhas no mercado que você pode adquirir para abrir suas garrafas de vinho com segurança e como deve ser.

Para utilizar essa ferramenta você deve tirar o lacre da garrafa e depois limpar bem antes de tirar a rolha. Posicione o saca-rolhas no centro da rolha e rosqueie, mas sem perfurá-la por completo (isso evita que resíduos caiam na bebida).

Em seguida, force a rolha para baixo e quase que automaticamente ela vai subir.

Com pregos e martelo

Caso você não tenha o saca-rolhas, aposte em métodos caseiros, mas tenha bastante cuidado para não se machucar ou acabar quebrando a garrafa.

Dessa forma, você pode usar de três a quatro pregos e um martelo: coloque os pregos espalhados na rolha deixando um espaço para poder puxar.

Por fim, use a parte traseira do martelo para puxar os pregos que também puxarão a rolha.

Com parafuso e alicate

Esse método é super semelhante ao anterior. Você deve, portanto, rosquear o parafuso na rolha com uma chave de fenda (a rolha é feita de cortiça, então dá super certo) e depois fazer movimentos circulares e para cima com a ajuda do alicate.

Em seguida, puxe a cabeça do parafuso com alicate e cuidado com a pressão para a garrafa não cair, por exemplo.

Lembre-se, ainda, de sempre colocar a garrafa em uma superfície fixa.

Leia agora: Como manter o orçamento dentro do previsto? Veja dicas de economia doméstica ao ir ao supermercado

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja, portanto, tudo que é possível fazer!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais