Anúncio

Como descascar chuchu: confira dicas para não manchar às mãos, e como usar o legume nas receitas

Veja como é simples facilitar o processo

Anúncio


Muito injustiçado, o tão conhecido chuchu é um legume que tem a fama de ser “com sabor sem graça” para muitas pessoas. Junto a esse fator, muitos deixam de consumi-lo ainda, por receio de mancharem as mãos quando o manusear. No entanto, ele possui inúmeros e incríveis benefícios para saúde humana, pode ser a estrela do prato e ainda simples de ser manuseado sem causar manchas. Por essa razão, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (18/09), super dicas para você sobre  como descascar chuchu facilmente. 

Continua depois da publicidade

Além disso, vamos te mostrar como esse ingrediente pode ser delicioso, se preparado da forma ideal. Confira e aproveite tudo que o chuchu tem para te oferecer!

Como descascar chuchu facilmente: dicas

Muitos não gostam de chuchu e lhe atribui tantos “defeitos”. Mas a verdade é que esse fruto ou legume é super nutritivo e pode ser preparado de muitas formas, tornando o cardápio muito mais saboroso e claro, bem nutritivo.

Contudo, para utilizá-lo é necessário retirar toda a casca. Aqui já começa a tarefa de tornar o chuchu interessante, visto que a sua casca é bem espessa e relativamente dura, e pode até dar um trabalhinho.

Além disso, o fruto tem uma espécie de líquido ou nódua, e que pode incomodar alguém que odeia esse tipo de textura.

A boa notícia é que ambos os “problemas” podem ser resolvidos tranquilamente e de forma muito prática.

Continua depois da publicidade

Vamos começar, portanto, com as dicas de como descascar chuchu facilmente; acompanhe o passo a passo:

Continua depois da publicidade
  • Lave o fruto bem com água corrente e com uma escovinha pequena;
  • Em seguida, com a ajuda de uma faca bem amolada ou um descascador de legumes, retire a casca;
  • Depois, corte o chuchu ao meio em posição vertical e retire a parte do meio (o miolo).

Feito isso, o chuchu estará pronto para o consumo.

Leia também: Confira os benefícios do chuchu; e aprenda agora mesmo como fazer um suflê delicioso

Dicas para retirar a nódua do chuchu

Como descascar chuchu facilmente: confira dicas para não manchar as mãos e saiba como usar nas receitas
Como descascar chuchu facilmente: confira dicas para não manchar as mãos e saiba como usar nas receitas – Imagem: Divulgação iStock

Para retirar a baba ou nódua do chuchu e não manchar as mãos, você pode descascar o chuchu de duas formas diferentes.

A primeira é colocando óleo de cozinha nas mãos antes de descascar o fruto como mencionado acima. A segunda forma é cortar o chuchu ao meio, esfregar as duas partes uma na outra, para a baba sair e depois lavá-lo.

Ou por derradeiro cortá-lo ao meio e colocar as duas partes dentro de um recipiente com água. Dessa forma, na medida em que você for retirando a casca, basta ir molhando o fruto pra a baba ou líquido não grudar nas mãos e manchar.

Dicas de preparo do chuchu

Um segredo conhecido por chefes é que o chuchu fica saboroso quando é cozido em pouca água, pois a água dispensada geralmente retira o sabor e boa parte dos nutrientes do fruto.

O chuchu é perfeito para receitas saudáveis, doces e salgadas. Além disso, a textura vai depender do tempo de cozimento, quanto mais cozido, mais fácil de desmanchar.

Leia ainda: Como descascar o abacaxi facilmente: veja dicas para fazer do jeito correto e não desperdiçar

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais