Anúncio

Como higienizar hortaliças corretamente: confira dicas de cuidados em tempos de Covid-19

Todo cuidado é pouco, com os alimentos também

Anúncio


Seja o alimento que for, a higienização é indispensável. Com a pandemia pelo novo Coronavírus, o cuidado com os itens que levamos para casa teve que ser consideravelmente aumentado. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go, preparou nessa segunda-feira (21/06) esse artigo super útil com dicas sobre como higienizar hortaliças corretamente.

Continua depois da publicidade

A limpeza correta dessa categoria é super importante, pois por se tratar de alimentos cujo consumo é cru, as formas de evitar contaminações por micro-organismos é justamente no processo higiênico.

Assim sendo, confira as dicas e algumas sugestões que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem dado à população, visto as dúvidas os cuidados necessários com a higiene dos alimentos.

Como higienizar hortaliças corretamente: confira dicas de cuidados em tempos de Covid-19
Como higienizar hortaliças corretamente: confira dicas de cuidados em tempos de Covid-19 – Imagem: Divulgação gettyimages

Leia também: É seguro deixar lixeira na pia da cozinha? Saiba agora mesmo e confira dicas

Como higienizar hortaliças corretamente

Em tempos de Covid-19, diversos hábitos de higiene tiveram que ser postos em prática no dia a dia dos brasileiros.

Com relação aos alimentos não é diferente. Embora o contágio não aconteça de forma oral, caso alimentos contaminados sejam levados para casa e não sejam higienizados podem representar um grande risco. Deixamos o alerta de sempre lavar as mãos ao chegar da rua e não tocar no nariz e nos olhos com as mãos sujas.

Continua depois da publicidade

O limiar entre sujo e limpo também foi modificado. Então, via das dúvidas, ande sempre com álcool em gel na bolsa!

Continua depois da publicidade

Desse modo, ao chegar das compras, reserve um bom tempo para higienizar suas frutas, verduras, legumes e hortaliças em geral.

Para intensificar ainda mais essa higienização, siga as recomendações da pesquisadora Lucimeire Pilon, da área de Pós-Colheita da Embrapa Hortaliças:

Para todas as hortaliças, incluindo as folhosas e as que são consumidas cruas, a receita é realizar a pré-lavagem com sabão alcalino próprio para alimentos, seguida do enxague em água corrente e depois a imersão em água com produto sanitizante, como hipoclorito de sódio ou dióxido de cloro.

Portanto, a sanitização com cloro, segundo Lucimeire, é indispensável antes do consumo de todas as hortaliças, sem distinção quanto àquelas que serão consumidas com ou sem casca. Em relação ao processo de higienização das folhosas, a pesquisadora chama a atenção para a necessidade de retirar folha por folha, eliminando aquelas com danos aparentes, antes de iniciar a lavagem.

Confira outras dicas sobre como higienizar hortaliças corretamente:

  • Separe folha por folha e lave uma por uma dos dois lados;
  • Use água corrente;
  • Você pode substituir o hipoclorito por vinagre ou bicarbonato de sódio;
  • Lave bem as mãos antes de higienizar as hortaliças;
  • É recomendado lavar a hortaliça somente na hora do consumo. No entanto, é mais seguro (tendo em vista a contaminação) fazer a higienização assim que chegar em casa.

Portanto, em nenhuma hipótese consuma hortaliças (nem legumes e frutas) sem fazer a higienização, ok? No mais, aproveite esse alimento super saudável.

Confira ainda: Utensílios de madeira são seguros na cozinha? Confira prós e contras

Saiba como fazer um incrível Sabonete Artesanal

Além de muito cheiroso, decora a sua casa. Veja o passo a passo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais