Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar seus benefícios

O que viraria lixo, se transforma em auxiliares no dia a dia

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories João Guilherme, filho de Leonardo, surge com loira misteriosa e público reage

- Advertisement -

Certamente, em algum momento, você já ouviu a seguinte frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Pois bem, ela foi proferida pelo pai da química moderna, Antoine Lavoisier, e pode ser utilizada em diversos contextos, inclusive no dia a dia da cozinha. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje 27/07, dicas incríveis de como reaproveitar cascas de vegetais.

Assim sendo, confira como aproveitar os benefícios do que em tese viraria lixo, e seria desperdiçado. Assim como disse Lavoisier, o resíduo que viraria algo inutilizável, agora se transforma em um composto super interessante. E para diversos usos e objetivos; confira na sequência nossas dicas.

Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar os benefícios
Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar os benefícios – Imagem: Divulgação muitofixe

- Advertisement -

Veja também: Como reaproveitar borra de café: formas incríveis de utilizar o pó na casa e no corpo; confira

Como reaproveitar cascas de vegetais: dicas importantes

Adubar, preparar repelentes e enriquecer receitas são algumas das utilidades das cascas dos vegetais. Essa parte do alimento que muitas vezes vira lixo, pode ser uma aliada e tanto. Sabia disso?

Não pense que o seu uso está delimitado somente à casa, ora, as cascas de alguns alimentos, principalmente das frutas, são perfeitas para o preparo de produtos até de beleza. Em especial  também para o cabelo.

Dito isso, veja como reaproveitar cascas de vegetais, economizar e de quebra ainda produzir menos resíduos; afinal, o meio ambiente agradece!

Compostagem: dê vida às suas plantas com as cascas de vegetais

Uma das formas mais comuns de se utilizar as cascas de vegetais é com a compostagem. Pois bem, essa nada mais é, do que um processo biológico de reciclagem e decomposição de matéria orgânica. A matéria orgânica, nesse caso, é a própria casca.

Dessa forma, as cascas, junto com outros materiais, como terra, se transformam em um adubo super poderosos e enriquecidos, com muitos benefícios para as plantas e solo como um todo.

Misturinhas para a limpeza da casa

A casa pode ficar mais limpa e cheirosa se você utilizar as cascas dos vegetais e de frutas, principalmente as cítricas, e para preparar misturinhas. Além disso, você economiza com os produtos industrializados e reduz o lixo.

Então, as cascas de laranja, limão e banana podem ser utilizadas para limpar vidros, forros e deixar a casa mais perfumada. Experimente utilizar com vinagre para uma limpeza mais efetiva. Use também cascas de tangerina para afastar os mosquitos!

Beleza do rosto

Você ainda pode preparar esfoliante e mistura para reduzir o inchaço dos olhos. Então use cascas de banana. Para o primeiro, basta acrescentar açúcar e no segundo, é necessário apenas deixar a casca de banana por 15 minutos na área onde as olheiras aparecem. Além de amenizar o inchaço, a casca vai hidratar a região.

Petiscos

Cascas de batata, berinjela e até de pepino podem ser ótimas opções para petiscos. Basta acrescentar sal e tempero a gosto, e assar ou fritar no azeite. Além de deliciosos são super saudáveis e uma maneira criativa de consumo.

Confira ainda: Como escolher uma mandioca que cozinha fácil; confira as dicas agora mesmo

Dicas importantes de como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes

Descubra a forma correta e sem mistério no seu dia a dia, de como fazer a higiene dos alimentos, sejam as frutas, verduras ou legumes, e assim ter mais cuidados com à saúde.

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.
Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais