Anúncio

Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar seus benefícios

O que viraria lixo, se transforma em auxiliares no dia a dia

Anúncio


Certamente, em algum momento, você já ouviu a seguinte frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Pois bem, ela foi proferida pelo pai da química moderna, Antoine Lavoisier, e pode ser utilizada em diversos contextos, inclusive no dia a dia da cozinha. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje 27/07, dicas incríveis de como reaproveitar cascas de vegetais.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira como aproveitar os benefícios do que em tese viraria lixo, e seria desperdiçado. Assim como disse Lavoisier, o resíduo que viraria algo inutilizável, agora se transforma em um composto super interessante. E para diversos usos e objetivos; confira na sequência nossas dicas.

Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar os benefícios
Como reaproveitar cascas de vegetais: confira dicas para aproveitar os benefícios – Imagem: Divulgação muitofixe

Veja também: Como reaproveitar borra de café: formas incríveis de utilizar o pó na casa e no corpo; confira

Como reaproveitar cascas de vegetais: dicas importantes

Adubar, preparar repelentes e enriquecer receitas são algumas das utilidades das cascas dos vegetais. Essa parte do alimento que muitas vezes vira lixo, pode ser uma aliada e tanto. Sabia disso?

Não pense que o seu uso está delimitado somente à casa, ora, as cascas de alguns alimentos, principalmente das frutas, são perfeitas para o preparo de produtos até de beleza. Em especial  também para o cabelo.

Dito isso, veja como reaproveitar cascas de vegetais, economizar e de quebra ainda produzir menos resíduos; afinal, o meio ambiente agradece!

Continua depois da publicidade

Compostagem: dê vida às suas plantas com as cascas de vegetais

Uma das formas mais comuns de se utilizar as cascas de vegetais é com a compostagem. Pois bem, essa nada mais é, do que um processo biológico de reciclagem e decomposição de matéria orgânica. A matéria orgânica, nesse caso, é a própria casca.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, as cascas, junto com outros materiais, como terra, se transformam em um adubo super poderosos e enriquecidos, com muitos benefícios para as plantas e solo como um todo.

Misturinhas para a limpeza da casa

A casa pode ficar mais limpa e cheirosa se você utilizar as cascas dos vegetais e de frutas, principalmente as cítricas, e para preparar misturinhas. Além disso, você economiza com os produtos industrializados e reduz o lixo.

Então, as cascas de laranja, limão e banana podem ser utilizadas para limpar vidros, forros e deixar a casa mais perfumada. Experimente utilizar com vinagre para uma limpeza mais efetiva. Use também cascas de tangerina para afastar os mosquitos!

Beleza do rosto

Você ainda pode preparar esfoliante e mistura para reduzir o inchaço dos olhos. Então use cascas de banana. Para o primeiro, basta acrescentar açúcar e no segundo, é necessário apenas deixar a casca de banana por 15 minutos na área onde as olheiras aparecem. Além de amenizar o inchaço, a casca vai hidratar a região.

Petiscos

Cascas de batata, berinjela e até de pepino podem ser ótimas opções para petiscos. Basta acrescentar sal e tempero a gosto, e assar ou fritar no azeite. Além de deliciosos são super saudáveis e uma maneira criativa de consumo.

Confira ainda: Como escolher uma mandioca que cozinha fácil; confira as dicas agora mesmo

Dicas importantes de como higienizar corretamente frutas, verduras e legumes

Descubra a forma correta e sem mistério no seu dia a dia, de como fazer a higiene dos alimentos, sejam as frutas, verduras ou legumes, e assim ter mais cuidados com à saúde.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais