Anúncio

Kefir: conheça mais sobre o probiótico queridinho do momento e saiba como fazer o seu

Diversos benefícios e preparo super fácil

Anúncio


E se houvesse uma bebida que regula o funcionamento do intestino, aumenta a imunidade e ainda auxilia no processo de emagrecimento? Pois bem, ela já existe e chama-se Kefir. Você certamente já ouviu falar sobre, mas caso ainda não conheça ou queira entender melhor, confira maiores informações nesse domingo (18/07) aqui no Blog Receitas Fáceis do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Além disso, o preparo é super fácil e pode ser feito tranquilamente em casa. Portanto, confira todos os benefícios dessa bebida incrível, veja como fazer a sua e aposte nessa alternativa para melhorar diversos processos do seu organismo.

Kefir: conheça mais sobre o probiótico queridinho do momento e saiba como fazer o seu
Kefir: conheça mais sobre o probiótico queridinho do momento e saiba como fazer o seu – Imagem: Divulgação trinkstockphotos

Confira também: Chá de gengibre com canela: conheça os benefícios dessa bebida poderosa

Kefir: do que se trata?

O Kefir é uma bebida probiótica; ou seja, que promove a saúde geral do organismo, constituída por bactérias e leveduras benéficas. É fermentada em casa e resulta em um composto rico em lactobacilos, vitaminas, fósforo, magnésio, cálcio, biotina, ácido fólico e diversos outros.

Desse modo, ela é super interessante para o melhoramento da flora intestinal, bem como para ativação do sistema imunológico, para regular o sistema nervoso e até amenizar quadros de ansiedade e depressão.

Por todas essas razões, o Kefir tem ganhado muita notoriedade ultimamente, mas não é de hoje que ele é utilizado. A bebida fermentada é, portanto, funcional, pois além de nutrir, ela concede diversos benefícios para o organismo.

Continua depois da publicidade

A mistura pode ser feita com leite de vaca ou de coco ou com grãos, água e açúcar e também com os grãos próprios, que são geralmente doados por amigos ou conhecidos ou, ainda, encontrados na internet. Contudo, deve-se conferir a procedências dos grãos ara evitar contaminação.

Continua depois da publicidade

Confira outros benefícios de consumir o Kefir:

  • Prevenção da osteoporose – quando preparo com leite, o Kefir é uma fonte rica de cálcio;
  • Prevenção de combate de doenças gástricas – sofre de úlcera péptica ou câncer gástrico? Incluir o Kefir na alimentação diária é super interessante, pois a bebida diminui os efeitos colaterais e auxilia no tratamento;
  • Reduz a pressão arterial – o Kefir pode diminuir os riscos de ataque cardíaco e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pois combate o processo inflamatório do sistema nervoso central;
  • Auxilia no emagrecimento – tem poucas calorias, muitas proteínas e alto poder de saciedade, além de ajudar no trânsito intestinal.

Como fazer o meu

Preparar o Kefir é muito fácil. Basta comprar os grãos em lojas naturais ou pedir a alguém que conheça que já utiliza a bebida.

Além disso, ele pode receber outros nomes, como plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, lotus de neve, cogumelos tibetanos, etc.

Para preparar o Kefir de água, separe os itens:

  • 4 colheres de sopa de grãos de Kefir de água;
  • 1 litro de água;
  • 1/4 de xícara de açúcar demerara orgânico.

Siga as instruções de preparo:

  • Em um frasco de vidro, colocar a água e o açúcar mascavo e diluir bem;
  • Adicionar os grãos de Kefir e cobrir a boca do frasco com um papel toalha, gaze ou fralda, prendendo com um elástico para ficar seguro;
  • Deixar em um local escuro, à temperatura ambiente, para fermentar por 24 a 72 horas (se o ambiente for muito quente, não ultrapasse 20 horas);
  • Quanto mais fermentar, menos doce será a bebida final. Após a fermentação, coar os grãos para usá-los em uma próxima fermentação.

Para fazer o Kefir de leite, utilize os ingredientes:

  • 100 gramas de Kefir de leite;
  • 1 litro de leite.

Veja como preparar:

  • Colocar em um recipiente de vidro os grãos de Kefir, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas;
  • O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

Aliás, caso note que os grãos aumentaram de tamanho, significa que o processo está sendo feito corretamente. Lembre-se que quanto mais tempo fermentando, mais ácida será a bebida.

Confira ainda: Você vai se surpreender com os 5 benefícios da maçã para consumir todos os dias

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais