Anúncio

O que é branquear alimentos? Saiba agora mesmo como fazer e conheça as vantagens

Técnica é super interessante para conservação dos alimentos

Anúncio


Alguns procedimentos facilitam o armazenamento de alimentos e fazem com que eles durem mais tempo sem perder de forma relevante o sabor, a textura, a qualidade e etc. Mas calma, não é mágica, é uma técnica chamada de branqueamento. Desse modo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go vai te explicar nessa quinta-feira (09/09) o que é branquear alimentos.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, entenda melhor do que se trata essa técnica, como ela é feita e quais os benefícios em adotar esse procedimento em sua casa, você vai ver que super compensa.

O que é branquear alimentos

O ato de branquear consiste em dar um choque térmico nos alimentos para que o armazenamento seja feito de forma segura com o objetivo de manter a comida fresca e saudável para o consumo a longo prazo.

Essa técnica não é nova e apresenta diversos benefícios, principalmente para quem tem uma rotina corrida, super atarefada e quase não tem tempo para cozinhar. No entanto, ela é menos conhecida, visto que é uma técnica básica assim como refogar e selar.

Embora se chame branqueamento, o procedimento não vai deixar os alimentos brancos ou opacos, pelo contrário. A ideia é que eles mantenham a sua cor, não apodreçam e quando forem utilizados, estejam com o sabor e a textura preservados.

Confira também: Como organizar os alimentos na geladeira? Existe uma forma correta; veja

Continua depois da publicidade

Benefícios do branqueamento

O que é branquear alimentos? Saiba agora mesmo como fazer e conheça as vantagens
O que é branquear alimentos? Saiba agora mesmo como fazer e conheça as vantagens – Imagem: Divulgação shutterstock

Os alimentos mais indicados para passarem pelo branqueamento são os vegetais. Contudo, carnes e ossos também podem ser branqueados.

Continua depois da publicidade

Conheça alguns dos benefícios em utilizar essa técnica:

  • Maior economia, pois os alimentos não vão estragar rapidamente;
  • Menor risco de infecções por bactérias, pois na hora da fervura, impurezas e micro-organismos são retirados do alimento, assim como sangue e outros agentes nocivos à saúde;
  • Mais praticidade, visto que o alimento estará pronto para ser preparo sem precisar ser higienizado novamente;
  • Cardápio mais saboroso, pois os alimentos continuarão frescos, mantendo o sabor e a qualidade;
  • A água do branqueamento é rica em nutrientes, então pode ser utilizada para preparar sopas, caldos e incrementar outras receitas cozidas, por exemplo;
  • Faz bem para a saúde, viso que os nutrientes dos alimentos serão conservados.

Portanto, agora que você conhece alguns dos benefícios dessa técnica super interessante, não deixe de realizá-la em sua casa.

Como fazer o branqueamento

Pela facilidade em realizar o branqueamento dos alimentos, nem parece que a técnica possui tantos benefícios, mas a simplicidade sempre é vantajosa.

Dessa forma, branquear os alimentos é muito fácil, veja como fazer:

  • Faça a higienização corretamente e corte – lave os vegetais em água corrente com a ajuda de uma escovinha e se for preciso coloque de molho em uma mistura de vinagre e água, enxágue bem e corte tudo em pequenos pedaços;
  • Ferva tudo – coloque uma panela com água para ferver e quando levantar fervura, adicione os vegetais. Para alimentos mais delicados deixe apenas 1 minuto, para os mais sólidos e duros, deixe por no máximo 3 minutos (lembre-se que eles não devem ser cozidos);
  • Faça o choque térmico – assim que retirar os legumes da água fervente, jogue água gelada neles (deve ser bem gelada, de preferência com cubos de gelo) e deixe por 1 minuto;
  • Finalize – por fim, escorra a água e coloque o alimento em sacos plásticos para serem congelados.

Você pode se interessar por: Legumes que não podem ser guardados na geladeira: confira a lista

Recheio de frango universal dá para usar em diversos alimentos. Chef Sheila Lima dá as dicas

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal, que pode ser usado para fazer coxinha, escondidinho, torta, bolos salgados e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais