Anúncio

Rotina sem estresse: saiba como amolar facas facilmente com essas dicas eficientes

Mantenha suas facas sempre úteis e com um bom corte

Anúncio


Na hora de cortar uma carne ou um vegetal, uma faca sem afiação é estresse na certa. Além disso, ela é um item indispensável, de suma importância e usabilidade em qualquer cozinha. Mesmo para os iniciantes, para quem cozinha de vez em quando ou quem já cozinha há muito tempo, a faca é algo que facilita a rotina. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa sexta-feira (17/09) dicas de como amolar facas facilmente.

Continua depois da publicidade

Embora algumas pessoas utilizem métodos mais ou menos simples de retomar o corte da faca, é importante efetuar maneiras de afiação que não danifiquem o instrumento. Além, é claro, de ter o máximo de cuidado para não se machucar.

Dicas de como amolar facas facilmente

Tudo na cozinha é uma arte: a arte de cozinhar, a arte de fazer doces saborosos e a arte de amolar facas.

Isso mesmo, embora pareça uma tarefa simples e sem grande importância, manter a faca sempre afiada é uma tarefa que poucas pessoas conseguem fazer.

Assim sendo, hoje você vai aprender de uma vez por todas a como amolar facas facilmente para contar com uma rotina sempre prática e sem estresse.

Leia também: Dicas de quais facas ter para usar na cozinha no preparo dos alimentos; veja agora

Continua depois da publicidade

Amolando na pedra de amolar

Rotina sem estresse: saiba como amolar facas facilmente com essas dicas eficientes
Rotina sem estresse: saiba como amolar facas facilmente com essas dicas eficientes – Imagem: Divulgação thinkstock

Se você ainda não tem uma pedra de amolar faca em casa, precisa adquirir uma o mais rápido possível, pois com ela você consegue afiar diversos tipos de facas de modo satisfatório e super fácil, visto que a pedra possui um lado mais áspero e outro mais fino, o que garante uma afiação completa com direito a acabamento e tudo mais.

Continua depois da publicidade

No entanto, mesmo sendo a forma mais prática de ter facas afiadas e com uma boa utilização, é necessário tomar alguns cuidados e fazer do jeito certo, senão, ao longo do tempo, a faca pode até perder o corte de vez.

Dito isso, acompanhe um passo a passo simplificado e eficiente para fazer em casa:

  • Mergulhe a pedra de amolar na água;
  • Em seguida, verifique se a faca possui informação sobre o ângulo de afiação; caso não possua, basta posicioná-la a 20ºC na pedra (quase deitada);
  • Incline a faca na pedra e comece a fazer movimentos de vai e vem no lado mais áspero;
  • Faça o mesmo com o outro lado;
  • Em seguida, utilize o lado mais fino da pedra para finalizar o processo e retirar as rebarbas do fio;
  • Faça os movimentos quantas vezes foram necessárias e veja se ela está amolada cortando um pedaço de papel.

Peças de cerâmica

Você ainda não tem a pedra de amolar e nem um afiador de aço? Não se preocupe, você pode deixar a faca afiadíssima utilizando uma xícara de cerâmica.

Para isso, basta virar a xícara de cabeça para baixo e posicionar a faca em 20ºC, faça movimentos de vai e vem repetidas vezes e finalize amolando o outro lado.

Leia ainda: Conheça as diversas facas e suas utilidades: saiba os tipos e confira a versatilidade

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

O alumínio é o metal mais abundante da terra. Portanto, os utensílios feitos dele são mais comuns e com preços acessíveis.

Dessa forma, nada melhor do que saber como recuperar o brilho do alumínio. Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais