Anúncio

Bolinho de chuva: aprenda 3 maneiras diferentes de preparo e relembre à infância

O quitute dos tempos das avós, é quase como uma viagem no tempo

Anúncio


Um bolinho de chuva nada mais é do que um carinho em forma de quitute. É aquela delícia que as avós faziam, geralmente no café da tarde, e que deixavam a casa inteira com um aroma delicioso. O Receitas Fáceis, do Folha Go, traz esses bons momentos, hoje, 21 de julho, com as receitas de 3 formas diferentes de preparar o bolinho. Em média, demoram cerca de 30 minutos para ficar tudo pronto e rendem cerca de de 8 a 10 porções. Confira só!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o bolinho de chuva: quitutes

O bolinho de chuva tem como base da receita, ovos, assim como farinha de trigo, leite, açúcar e fermento. Mas, as variações vêm na quantidade dos ingredientes e também nos recheios, que podem ir desde chocolate até banana com canela.

Essa é, sem sombra de dúvida, uma deliciosa opção de quitute para se servir pela manhã, no café, ou mesmo durante o lanche da tarde. Aliás, essa receita não se restringe aos dias de chuva, como o nome pode remeter. Os bolinhos são perfeitos em todos os climas.

Este é um prato bastante simples de preparar, por conta disso, não precisa de grandes habilidades dentro da cozinha. Portanto, todos conseguirão um bom resultado, mas desde que sigam o nosso passo a passo abaixo, claro.

Confira a seguir, 3 maneiras diferentes de preparar bolinhos de chuva, mas com a garantia de todo o sabor, maciez da massa e recheios são de dar água na boca. Acompanhe conosco!

Assim, leia mais: Bolinho De Batata Assado Petisco Delicioso, Fica Pronto Em Apenas 30 Minutos

Continua depois da publicidade

1- Receita básica do bolinho de chuva tradicional

Essa é a receita mais básica, que leva apenas 5 ingredientes. Assim, para preparar o quitute, é preciso apenas misturar os ingredientes, fritar em óleo quente e pronto!

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 2 ovos;
  • 1 xícara das de chá do açúcar cristal;
  • 1 xícara das de chá do leite integral;
  • 2 e 1/2 xícaras das de chá da farinha de trigo;
  • 1 colher das de sopa do fermento;
  • 3 colheres das de sopa do açúcar refinado para polvilhar;
  • 1 litro do óleo para fritura;
  • 1 colher das de sopa da canela em pó para polvilhar.

Passo a passo do bolinho de chuva

Primeiramente, misture os ingredientes até que se obtenha uma massa homogênea e cremosa. Em seguida, coloque bastante óleo em uma panela a fim de aquecer para que o bolinho consiga boiar.

Assim que o óleo se aquecer o suficiente, cerca de 180º C, com a ajuda de uma colher, vá colocando pequenas porções da massa, fritando até dourar os bolinhos por inteiro. Coloque-os sobre um vasilhame com papel-toalha e, depois, passe todos na mistura de canela com açúcar.

2 Receita de bolinho vegano

A liga da massa fica por conta da semente de linhaça. Dessa forma, o leite de coco faz a vez do leite integral.

Ingredientes da receita

  • 1 e 1/2 xícara das de chá da farinha de trigo;
  • 1 colher das de sopa da semente da linhaça;
  • 1/2 xícara das de chá do açúcar cristal;
  • 200 ml do leite de coco;
  • 1 colher das de sopa do fermento;
  • 3 colheres das de sopa do açúcar de confeiteiro;
  • Canela ao seu gosto.

Passo a passo do bolinho de chuva vegano

Quitute, bolinho de chuva tem como base da receita, ovos, assim como farinha de trigo, leite, açúcar e fermento
O quitute bolinho de chuva tem como base da receita, ovos, assim como farinha de trigo, leite, açúcar e fermento – Foto: Freepik

Primeiramente, bata no liquidificador, a quantidade de linhaça para que fique bem triturada. Em seguida, adicione em um vasilhame, essa linhaça juntamente com 3 colheres das de sopa da água filtrada, deixando descansar por uns 15 minutos. Reserve.

Em outro vasilhame, acrescente a farinha de trigo, o açúcar cristal, bem como a mistura com a linhaça que ficou reservada, além do leite de coco. Deixe tudo bem integrado, colocando o fermento por último. Mexa até ficar uma mistura homogênea.

Coloque óleo para esquentar na panela, fritando pequenas porções, mas sempre com cuidado para não se queimar.  Assim que fritar tudo, Passe sobre a canela e o açúcar refinado.

3- Bolinho com nutella

Essa receita simples do bolinho vem com o acréscimo da calda da Nutella, uma bela homenagem aos chocólatras de plantão.

Ingredientes da receita

  • 240 gramas da farinha de trigo;
  • 50 gramas do açúcar cristal;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres das de chá do fermento;
  • 120 ml do leite integral;
  • Óleo o suficiente para fritar;
  • Nutella ao seu gosto.

Passo a passo do bolinho de chuva com nutella

Em um vasilhame, misture fermento, farinha, bem como ovo e açúcar. Assim, vá adicionando, de pouco em pouco, o leite. Mas, preste atenção, pois o leite é mais uma estimativa. Pode ser que gaste menos ou mais. O ideal é sentir o ponto da massa, que é firme tanto quanto a de bolo, mas mais molenga que massas que modelamos com as mãos.

Coloque o óleo para esquentar e vá adicionando as porções com a ajuda de uma colher. Assim, que fritar tudo, deixe escorrendo no papel-toalha e, ao invés de salpicar açúcar e canela, passe o quitute na Nutella, aproveitando toda a delícia do sabor. Ou sirva a nutella a parte para comer com o bolinho.

Sugestão de consumo

Tal como na casa de vó, coma o bolinho de chuva com um cafezinho feito na hora, ou com chocolate quente. Mas, se preferir, acompanhe o quitute com chá, suco ou outra bebida que esteja à altura do seu paladar.

Portanto, confira também: Bolinho De Grão De Bico Assado; Uma Receita Deliciosa Para Petiscar

Dicas para fazer um bolo perfeito

Janaína Barros apresenta dicas da confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre como fazer um bolo muito especial e não errar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais