Bolo cuca com doce de leite: aprenda o segredo da receita alemã com 12 porções

Receita é especial e serve tanto para o lanche quanto para acompanhar o café da manhã

-- Continuar depois da publicidade --

- Advertisement -

Hoje (15/04) a inspiração do Receitas Fáceis do Folha Go é internacional. Isso, pois, escolhemos uma receita que apesar de fazer muito sucesso no Brasil, tem origem alemã. Estamos falando do bolo de cuca com doce de leite, uma iguaria encantadora. Além disso, em apenas 50 minutos você obtém 12 porções.

Veja como fazer bolo cuca com doce de leite

Essa receita é bastante prática. Nascida na Alemanha, veio ao Brasil com os imigrantes alemães que se dirigiram ao sul do Brasil. Hoje, contudo, é sucesso não apenas em todas as regiões brasileiras, mas também no mundo.

- Advertisement -

A receita se destaca por contar com uma massa, cobertura e, claro, a farofa doce que a torna inconfundível.

Ainda, não deixe de conhecer outras receitas diferentes: Bolo Pudim De Milho; Conheça Uma Receita Deliciosa Com 5 Ingredientes

Ingredientes para a receita

Para a massa do bolo cuca com doce de leite:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 2 ovos;
  • 400 g de doce de leite;
  • 1 pitada de sal.

Para a farofa:

  • 1/2 colher (sopa) de canela em pó;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  •  75 g de manteiga em cubos;

Passo a passo de como fazer bolo cuca com doce de leite

receita de bolo cuca com doce de leite
Aprenda como fácil de forma fácil e rápida um doce alemão incrível – Foto: Freepik

Pois bem, chegou o momento de colocar a mão na massa! Para isso, comece untando uma forma onde irá assar o seu bolo cuca com doce de leite. Logo depois, também pré-aqueça o forno a 180º C e dê início ao preparo da farofinha.

Para isso, basta misturar com as mãos, em um recipiente, todos os ingredientes da farofa. Deixe alguns pedaços menores e outros menores.

Então, vamos à massa do bolo cuca com doce de leite. Primeiramente, bata os ovos com o açúcar até que formem um creme homogêneo. Assim, adicione à mistura a baunilha, óleo e o leite, batendo novamente.

Ainda, adicione a farinha, o sal e o fermento, nessa ordem, todos peneirados para garantir a maciez da massa. Por fim, quando estiver homogêneo, despeje essa massa na forma untada. Sobre ela, adicione o doce de leite em bolinhas espalhadas, com auxílio de uma colher.

Para finalizar, então, coloque sobre eles a farofa doce e leve ao forno. Deixe assar por 35 a 40 minutos ou até que a farofa comece a dourar na parte de cima. Retire do forno, espere esfriar e, então, saboreie e se surpreenda com esse bolo cuca com doce de leite!

Sugestão de acompanhamento

Com uma receita tão fácil e prática há como encaixar outros preparos, certo? Considere que com isso você serve uma mesa incrível e cheia de sabores, todos preparados de maneira bastante prática por você mesma. Por isso, não deixe de conferir algumas sugestões.

Em primeiro lugar, você pode fazer o seu próprio doce de leite do bolo cuca em casa. Como? Confira aqui! Igualmente, pode trazer outras receitas que complementem esse prato. O café, é claro, é uma opção perfeita para isso, de forma que separamos uma opção diferente de cappuccino caseiro.

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.