Anúncio

Cocada assada de cortar: sobremesa fácil e que derrete na boca

Doce à base de coco e açúcar é uma ótima aposta para seu final de semana

Anúncio


Os doces à base de coco fazem muito sucesso no Brasil, o nosso grande país tropical. Pensando nisso o Receitas Fáceis do Folha Go escolheu para hoje (18/04) uma sobremesa bem brasileira: a cocada assada de cortar. Feita com poucos ingredientes, é uma ótima forma de adocicar seu final de semana, pois fica pronta em 1 hora e rende 06 porções.

Continua depois da publicidade

Veja como fazer cocada assada de cortar

A cocada é uma sobremesa que não faz sucesso apenas no Brasil, mas também em diversos outros países em que o coco seja abundante. Esse é o caso, por exemplo, de algumas nações africanas.

Quanto à criação do doce, acredita-se que ele foi trazido da África por negros escravizados. Dessa maneira, tornou-se a sobremesa que era feita para os senhores escravocratas.

Além disso, veja outros doces fáceis: Torta De Banana Com Farofa Crocante; Receita Incrível Que Rende 10 Porções

Ingredientes para a receita

  • 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de coco seco ralado;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Cravos da índia e canela em pau a gosto;
  • 1colher (sopa) de mel.

Observação: preferencialmente use o coco fresco. Você o encontra já ralado em feiras e mercadões, podendo também comprar a fruta, descascá-la e ralá-la em casa. Caso não seja possível nenhuma dessas opções, então opte pelo de pacotinho.

Passo a passo de como fazer cocada assada de cortar

Continua depois da publicidade
cocada assada de cortar
Aprenda como fazer cocada assada de cortar em poucos passos – Foto: Freepik

Para dar início ao preparo do seu doce de coco, dissolva o açúcar na água, dentro de uma panela. Após, leve-a ao fogo médio, adicionando o mel e mexendo. Mexa periodicamente para evitar que o açúcar queime ou grude nas laterais.

Assim, mantenha o líquido no fogo até que ele alcance o ponto de fio. Ou seja, até que você passe a colher e, ao erguê-la, forme-se um fio elástico. Nesse momento, então, adicione o coco, abaixe o fogo e adicione os cravos e os pedaços de canela em pau (preferencialmente quebrados).

Mexa e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e aguarde amornar. Então, unte uma assadeira rasa com óleo e, em seguida, espalhe a cocada de cortar assada nela. Nivele-a com auxílio de uma colher, ou, então, com um rolo untado.

Leve a mistura esfriar na geladeira por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno em 200ºC. Assim, para terminar leve o doce assar por cerca de 15 minutos ou até dourar nas laterais. Por fim, retire do forno, espere esfriar, corte e sirva!

Sugestão de acompanhamento

Incrível essa sobremesa, né? Ela derrete na boca e com certeza vai deixar o seu final de semana ainda mais agradável. Para enriquecer seu momento, você também pode apostar em outras receitas de preparo fácil que selecionamos para você.

Aqui, a dica especial são as bebidas. Aqui você encontra uma receita de frappuccino caseiro, igual de cafeteria, gelado e cremoso. Por outro lado, aqui você se depara com 02 receitas incríveis de cappuccino caseiro. Todas as opções ficam perfeitas com a cocada assada de cortar.

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais