Anúncio

Como dessalgar bacalhau? Aprenda de forma simples com nossas dicas infalíveis

Veja dicas incríveis para preparar essa carne

Anúncio


Nas festividades de final de ano, existem comidas que são típicas, mas possuem preparos específicos, e se eles não forem feitos corretamente, pode até estragar a refeição, como é o caso do bacalhau! Por isso, hoje, 29 de dezembro, aqui no Blog Receitas Fáceis, você vai aprender dicas e técnicas rápidas para dessalgar bacalhau, e preparar uma refeição deliciosa com ele. Veja a seguir!

Continua depois da publicidade

Saiba como dessalgar bacalhau corretamente: dicas

O bacalhau é peixe típico de águas gélidas, e não existe aqui no Brasil! Por isso, encontramos para consumo, o peixe salgado, para que seja possível o transporte e o posterior consumo. No entanto, o processo de como dessalgar o bacalhau pode gerar dúvidas na maioria das pessoas, já que existe algumas formas para conseguir tirar todo o sal corretamente.

De forma que ele fique agradável ao paladar! Por isso, a seguir, vamos ensinar duas formas de tirar completamente o sal do bacalhau, para que você possa utilizá-lo na sua receita preferida. Com isso, nunca mais fique na dúvida e, ainda, garanta muito sabor nas suas refeições do final de ano!

Leia aqui: Aprenda a preparar uma farofa de banana em apenas 20 minutos

Dessalgando o bacalhau deixando de molho na água

Primeiramente, é importante ressaltar que essa é a formais tradicional de dessalgar o bacalhau. Em um refratário que comporte todo o volume submerso do bacalhau, coloque água corrente até que ele fique completamente coberto.

Coloque uma tampa para evitar que algum inseto pouse. No entanto, é necessário realizar a troca de águas a cada 2h, para que o sal que já foi dispensado na água seja liberado, até que todo o processo seja concluído.

Continua depois da publicidade

É importante que esse processo seja feito com, pelo menos, 36 horas de antecedência do dia em que ele será utilizado, para que tenha tempo para retirar todo o sal presente na sua carne. Porém, não se esqueça de provar o bacalhau após as trocas de água, para ver o ponto correto de sal! E mantenha-o dentro da geladeira, para que ele não estrague, caso sua região seja muito quente!

Continua depois da publicidade

Dessalgar o bacalhau com água quente – modo rápido

dessalgar bacalhau, dicas
Como dessalgar bacalhau, veja dicas. Foto: Canva Pro

Se você não tem muito tempo para deixa-lo de molho de um dia para o outro, e realizar as trocas de água, você pode dessalgar o bacalhau utilizando água quente. Para isso, retire-o da embalagem, lave-o em água corrente, tirando o excesso de sal presente em sua superfície.

Em uma panela funda, coloque água para ferver e coloque o bacalhau com cuidado naquela água. E aguarde até que a água ferva por completo, deixe por alguns minutos. Faça a troca daquela água por uma nova, e coloque novamente para ferver, e deixe por mais alguns minutos.

Contudo, entre uma troca e outra de água, verifique se o ponto está adequado de sal ou se realmente necessita de uma nova troca de águas. Por fim, tenha cuidado ao manusear o bacalhau entre as trocas de água, para que ele “desfolhe” na água e acabe com a sua posta, se for esse o caso.

Dessalgando o bacalhau com leite

Por fim, chegamos ao modo mais rápido dentre as dicas, que é o dessalgar o bacalhau utilizando leite comum. Para isso, você precisa de uma panela funda e leite o suficiente para cobrir todo o bacalhau. Todavia, primeiro coloque o bacalhau com cuidado na panela, e depois acrescente o leite.

Deixe que o leite ferva e aguarde alguns minutos, depois retire o bacalhau do leite, e prove para saber se ele precisa voltar para a fervura com leite (normalmente não é necessário). Ademais, siga sua receita, pois ele já estará dessalgado!

Veja também: Veja a receita de abobrinha recheada com carne moída: faça em apenas 40 minutos

Aprenda agora 3 DRINKS DELICIOSOS para fazer EM CASA: dicas

Aprenda agora 3 drinks deliciosos para fazer em casa! Está com vontade de beber aqueles drinks deliciosos dos bares, mas, não quer sair de casa? Então, anote as receitas deste vídeo, são 3 drinks muito saborosos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais