Anúncio

Cueca Virada ou grustoli: guloseima fácil de fazer e que fica pronta em menos de 1 hora

Receita especial é muito simples de fazer

Anúncio


Hoje, 27 de novembro, o Receitas Fáceis do Folha Go traz um preparo clássico: o cueca virada. Apesar do nome bastante peculiar, ele é um tipo de guloseima ou biscoito doce bastante comum nas padarias brasileiras. Uma massa doce e frita capaz de encantar! Por isso, confira o passo a passo de como fazê-la para seu lanchinho da tarde! Aliás, leva apenas 45 minutos e rende 20 porções de lamber os beiços!

Continua depois da publicidade

Veja como fazer cueca virada para o lanchinho rápido

Essa é uma receita que leva muitos nomes. Dentre os mais comuns, por exemplo, estão cavaquinho e orelha de gato. Igualmente, grustoli, que remete ao nome original do doce, de origem italiana. Hoje, então, ele tem adaptações brasileiras que caem bem em qualquer momento.

Caso você não conheça a receita, muito comum no Sul no Brasil, ela nada mais é do que uma massa doce e frita. Ela possui um formato especial, que faz um nó sobre si mesma (um virado). Por isso é que ela leva esse nome tão peculiar e que pode gerar risos: cueca virada.

Além disso, confira: Pavê De Limão: 10 Porções Divinas Que Vão Conquistar A Todos Que Provarem

Ingredientes para a receita

  • 3 ovos;
  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colheres (sobremesa) de sal;
  • 3 colheres (sobremesa) de vinagre branco;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 200 ml de leite morno;
  • Açúcar refinado e canela para polvilhar (opcional);
  • Óleo para fritar.

Passo a passo de como fazer cueca virada

cueca virada para o lanchinho
Cueca Virada ou grustoli: Doce fácil em menos de 1 hora para servir no lanchinho da tarde- Foto: Canva

Chegou o momento de colocar a mão na massa! Para isso, comece colocando a farinha dentro de uma bacia grande e redonda. Assim, cabe um buraco no meio dela. Ali, então, adicione a manteiga e o leite. Dessa forma, comece a incorporar com os dedos.

Para você

Polenta frita; faça essa delícia na sua casa

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer um pavê de cocada na taça para…

Continua depois da publicidade

Depois, adicione o sal, o açúcar, o vinagre e os ovos. Sempre que adicionar novos ingredientes, aliás, incorpore-os com os dedos. Depois, coloque o fermento. Assim, amasse para obter uma massa fofa, elástica e que desgruda das mãos.

Quando isso ocorrer, então, coloque o óleo para aquecer. Enquanto isso ocorre, abra a massa com um rolo. Então, com uma faca corte-a em retângulos. No centro de cada um, faça um furo. Assim, passe uma das extremidades da cueca virada por dentro desse buraco.

Por fim, basta fritar os bolinhos doces em óleo quente até que eles dourem. Dessa forma, retire-os com uso de uma escumadeira. Coloque-os em um recipiente com papel toalha absorvente. Depois, passe as cuecas viradas, caso queira, pelo açúcar e canela. Assim, basta servir e degustar!

Sugestão de acompanhamento

Essa receita especial cabe tanto no seu café da manhã quanto da tarde. Assim, fica perfeita com um café preto, café com leite, chás, cappuccinos e afins. Portanto, não deixe de reproduzir a receita de cueca virada na sua casa e aproveite todo o sabor que ela oferece sem complicações!

Confira também: Bolo De Fubá De Preguiçoso Que Fica Irresistível: Faça Em 35 Minutos Para O Café Da Manhã

Bolo de Milho com Goiabada e Requeijão para lanche

Confira agora mesmo como fazer outro bolo especial, dessa vez com milho, goiabada e requeijão.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais