Farofa incrementada: uma opção para a ceia de natal; saiba como fazer
Farofa é um complemento em muitos pratos da culinária brasileira especialmente na ceia natalina.
Farofa incrementada. Farofa é uma receita típica do Brasil que você pode fazer quando quiser. Ora, mais do que uma receita de prato simples, ela é uma receita deliciosa que acompanha muito bem outros pratos. Então acompanhe hoje (24/12), aqui no Folha Go como preparar uma receita especial, e para ser servida na ceia natalina como acompanhamento perfeito, a Farofa incrementada.
A receita básica da farofa é preparada, geralmente com farinha de mandioca e outras especiarias. A receita poderá acompanhar ensopados, carnes, feijão, arroz frito e ainda pode ser como um aperitivo antes do prato principal. É mesmo um curinga da culinária.
Pensando em tudo isso, veja hoje a receita que preparamos em especial para esse dia. Confira o passo a passo.
Leia mais: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho
Saiba como fazer a Farofa incrementada
Para que a receita tenha um pouco de graça, é bom combinar a farinha com outros ingredientes interessantes. Nesse sentido, as receitas de farofa são variadas, afinal pode-se adicionar diversos ingredientes, a depender do gosto pessoal.
Para fazer essa receita de hoje, os ingredientes escolhidos são os seguintes:
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
- 1 cebola média picada (150 g);
- 2 e meia xícaras (chá) de farinha de milho (190 g);
- 1 sachê de Caldo de galinha (opcional);
- 1 xícara (chá) de nozes picadas (100 g);
- meia xícara (chá) de aveia em flocos (45 g);
- 3 bananas- picadas (opcional);
- 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas.
Modo de preparo da farofa incrementada
Primeiro em uma frigideira grande, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar.
Agora acrescente a farinha de milho e refogue por mais 3 minutos, ou até ficar crocante. Adicione o caldo, as nozes, a aveia, a banana e a azeitona, e misture bem.
Em seguida retire do fogo e está pronto esse complemento.
Dica: Pode-se colocar por cima da farofa cheiro verde. Logo, pode ser acrescentado a receita outros ingredientes como: tomates secos, vegetais ou até frutas que você goste picadas em pedaços pequenos.
Portanto, leia mais: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho
Saiba um pouco mais sobre esse prato que todos amam: a farofa
Então, a farofa é uma comida popular no Brasil. De fato, muitos acreditam ter sua origem no período colonial do país.
Como dito é feita com farinha de mandioca em sua preferência. Bem como costuma acompanhar carnes, arroz, churrascos e até a famosa feijoada brasileira. Portanto, dependendo da região, a farofa é consumida quase todos os dias. Uma tradição!
Ora, por ser um prato fácil de preparar e até barato é bem comum entre a classe trabalhadora. Dessa forma, a farofa pode ser encontrada em embalagens industrializadas. Mas pode ser preparada em casa, seguindo receitas de família, e que variam conforme a região do país.
Sendo assim, a farofa é um prato simples de fazer. Afinal quase não leva ingredientes. Dessa forma pode ser aproveitado muitos do que se tenha em casa. Assim aproveite e faça sua farofa ainda hoje, e use a criatividade nesse prato.
Dessa forma, confira mais: Torta de nozes com doce de leite: uma receita deliciosa de sobremesa
Comentários estão fechados.