Anúncio

Gelatina cremosa: aprenda uma versão fácil da sobremesa popular que fica pronta em 20 minutos

Essa delícia pode ser servida como sobremesa de qualquer refeição

Anúncio


Para quem busca uma sobremesa gostosa, simples e rápida de fazer, a sugestão do Receitas Fáceis, do Folha Go de hoje (23/01) é a gelatina cremosa. Seja colorida ou monocromática, essa sobremesa é perfeita para o clima tropical.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Canjica Tradicional: Uma Receita Típica Junina Que Faz Sucesso O Ano Todo

A gelatina cremosa é uma versão diferente da sobremesa comum, ao qual nós estamos acostumados
A gelatina cremosa é uma versão diferente da sobremesa comum, ao qual nós estamos acostumados – Foto: Vânia Dicas

Esse doce é considerado por muitas pessoas como algo infantil, simples demais, e até mesmo banal. Contudo, é um tipo de alimento bem refrescante, ainda mais nesse verão com altas temperaturas que estamos tendo em 2021.

Portanto, para saber como preparar uma versão diferenciada e mais elaborada, continue com a leitura. Certamente essa será a sobremesa escolhida para sua próxima refeição.

A história da gelatina

Com baixas calorias, refrescante e benéfica para a saúde, a gelatina tem seu nome derivado do termo latim “gelatus”, significando “sólido”. Os italianos chamam a sobremesa de “colla de pesce”, o que quer dizer em português “cola de peixe”.

Esses nomes se devem porque, antigamente, retirava-se a gelatina dos peixes, mais especificamente da cartilagem e bexiga natatória. Assim, a gelatina que conhecemos hoje em dia, tem suas origens animais.

Continua depois da publicidade

Podemos ver a substância sendo extraída de bovinos e suínos, além dos peixes.  Essa gelatina chama-se colágeno hidrolisado. Ou seja, boa parte dela contém grandes quantidades de colágeno, queratina, bem como proteínas.

Continua depois da publicidade

Todas essas substâncias são benéficas para o ser humano, uma vez que fortalecem articulações, ossos, cabelos e unhas. Sem contar que, com seu consumo regular, é possível diminuir a flacidez da cútis.

Mas, de onde surgiu e quando surgiu a gelatina? Bem, sua história remete aos egípcios. Estes serviam a sobremesa nos seus vastos banquetes.

A produção do ingrediente começou a ser estudada no ano de 1682 por Denis Papin. Mas, em seguida, no ano de 1870, Voit, um cientista, também passou a estuda-lo.

Estudos acerca do alimento são feitos até os dias de hoje. Isso porque a gelatina não serve apenas para sobremesa e composto de outros pratos, mas também como ingrediente das indústrias cosméticas, farmacêuticas e fotográficas.

Portanto, confira também: Bolo De Chocolate Fit: Uma Receita Para Comer Sem Culpa; E Sem Fugir Da Dieta

Com baixas calorias, refrescante e benéfica para a saúde, a gelatina é perfeita para o verão
Com baixas calorias, refrescante e benéfica para a saúde, a gelatina é perfeita para o verão – Foto: Alex Granic

Receita de gelatina cremosa

A gelatina cremosa é uma versão diferente da sobremesa comum, ao qual nós estamos acostumados. Essa receita, por exemplo, fica pronta em somente 20 minutinhos, servindo 10 pessoas generosamente. Confira!

Ingredientes:

  • 1 embalagem do creme de leite;
  • 2 embalagens da gelatina com sabor morango;
  • 1 embalagem do leite condensado.

Modo de preparar:

Para começar, deve-se preparar a gelatina segundo as informações contidas na embalagem. Entretanto, substitua metade da quantidade da água fervente pela água fria. Isso porque ela será batida juntamente com o restante dos ingredientes. Dessa forma, se estiver quente, poderá talhar.

Como dito, em um liquidificador, bata todos os ingredientes, derramando a mistura em um refratário grande. Em seguida, leve para gelar até que adquira uma consistência firme.

Muito simples essa gelatina cremosa, não? Se tiver gostado de conhecer, não só a receita, mas também a história da sobremesa, não deixe de compartilhar a matéria. Outras pessoas, como você, podem querer conhecer também!

Ademais, você pode se interessar: Gelado De Abacaxi Delicioso É Para Refrescar Nesse Verão Intenso

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais