Anúncio

Lasanha à Bolonhesa: confira receita deliciosa e tradicional, 15 pedaços generosos para seu almoço ou jantar

Uma receita tradicional e cheia de sabor

Anúncio


Nessa quinta-feira, 16 dezembro de 2021 aqui no Receitas Fáceis do Folha Go, você vai aprender a fazer uma deliciosa e clássica lasanha à bolonhesa que fica pronta em 90 minutos e rende espetaculares 15 porções, perfeitas para seu almoço ou jantar. Assim sendo, não deixe de conferir todos os detalhes a seguir .

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer lasanha à bolonhesa: perfeita para almoço ou jantar

A lasanha é um prático típico e clássico em toda a Itália e não é para menos! Um prato delicioso e super versátil ganha todos os gostos e paladares. A princípio a massa da lasanha era preparada com farinha de trigo, ovos e um bom vinho. Ah e o recheio era de queijo, os mais diversos possíveis.

Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que o mundo conheceu esse prato, devido aos soldados que voltavam após lutarem na Itália e experimentarem o prato, assim a lasanha ganhou adeptos por todos os cantos do planeta.

Com o passar dos anos, novos sabores, novas massas e novos recheios foram adicionados, e dessa forma, é possível preparar versões com carnes, aves, vegetarianas e até mesmo doces. Assim, escolher ingredientes de boa qualidade, legumes e temperos frescos são fundamentais para o sucesso do prato.

Além disso, uma boa massa, seja caseira ou aquela comprada pronta é a chave para que sua lasanha fique perfeita. Dessa forma, aprenda hoje, a lasanha à bolonhesa  que é bastante famosa, graças a diversos bares de Bolonha, os quais preparavam a popular lasanha à bolonhesa e serviam aos clientes no já começo do século XX.

Com seu preparo simples, porém muito gostoso, esta é uma daquelas receita práticas que você tem que experimentar. Portanto, não deixe de conferir a seguir a lista dos ingredientes, bem como o passo a passo completo da receita. Vamos lá!

Continua depois da publicidade

Leia também: Lasanha de berinjela: saudável e diferente esse prato vai conquistar toda família

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Primeiramente, para a massa:

  • 500 gramas de massa para lasanha.

Então, para o molho Bolonhesa

  • 500 gramas de carne moída;
  • 2 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1/2 xícara (chá) de salsão picado;
  • 1 cenoura ralada no ralo fino;
  • 2 tabletes de caldo carne;
  • 1 lata de polpa de tomate;
  • 1 xícara (chá) de água quente.

Assim, para o molho branco:

  • 500 ml de leite integral;
  • 1 caixinha creme de Leite;
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 pitada de noz-moscada;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino.

Montagem

  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
  • 250 gramas de queijo mozarela fatiado.

Passo a passo da lasanha à bolonhesa para almoço ou jantar

Lasanha à Bolonhesa: confira receita deliciosa e tradicional para almoço ou jantar
Lasanha à Bolonhesa: confira receita deliciosa e tradicional para almoço ou jantar – CANVA Pró

Comece cozinhando a massa de acordo com as instruções da embalagem e coloque em um recipiente com água fria até o momento de montar. Então, passe ao molho bolonhesa. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne.

Em seguida, adicione a cebola, a cenoura, o salsão e deixe refogar até murchar. Acrescente a polpa de tomate e o caldo de carne dissolvido em na água quente. Assim, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até apurar o molho. Reserve e passe ao preparo do molho branco.

Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo e deixe dourar. Em seguida e aos poucos junte o leite integral, mexendo sempre para não formar grumos. Junte a noz moscada, o sal, e a pimenta-do-reino e quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.

Por fim, vamos à montagem. Para a montagem utilize um recipiente refratário grande. Comece colocando um pouco de molho bolonhesa e cubra com uma camada de massa. Em seguida, uma porção de molho branco e coloque o queijo mozarela. Repita as camadas até a borda do recipiente.

Então, coloque o queijo parmesão ralado e leve ao forno alto a 220°C, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno com cuidado e sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência, como uma bela salada de escarola ou outras folhas verdes da sua preferência!

Ademais, confira também: 7 segredos para fazer uma lasanha perfeita: confira agora mesmo

Recheio de frango universal dá para usar em diversos alimentos. Chef Sheila Lima dá as dicas

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e de quebra ensina uma receita muito especial: o famoso e prático “Recheio de Frango Universal”.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais