Anúncio

Moqueca capixaba: delícia brasileira saborosa e aromática para servir no almoço; rende 5 porções especiais

Aprenda como fazer receita brasileira especial

Anúncio


Hoje, 20/11, o Receitas Fáceis do Folha Go, traz um prato típico do Espirito Santo, a moqueca capixaba. Dessa forma, aprenda essa deliciosa receita brasileira, que mistura sabores, aromas e cores do nosso país. Assim, não perca esse prato, cujo preparo leva 1 hora e meia, e rende até 5 porções para servir no almoço de fim de semana.

Continua depois da publicidade

Moqueca capixaba, um prato brasileiro perfeito para o almoço

Esse é um prato que mistura a ingredientes da cozinha indígena com a europeia. Apesar do nome, essa moqueca tem como peculiaridade, não ter entre seus ingredientes o azeite de dendê e o leite de coco. Assim, diferencia-se das receitas em geral.

Por isso, essa moqueca capixaba tem um sabor mais leve, onde o peixe é o protagonista. Essa receita pode ser preparada em panela de alumínio ou ferro. Porém, o mais recomendado é utilizar panela de barro, que ajuda a incorporar melhor os temperos e cozinha o peixe de maneira mais uniforme. Mas se não tiver essa panela, apenas faça com as que tiver em casa.

Além disso, confira outras receitas: Chips De Abobrinha: Veja Como Preparar Esse Petisco Delicioso Em 40 Minutos

Ingredientes

  • 1 e 1/2 kg de peixe (cação, garoupa, dourado, robalo, dentão, namorado ou pintado);
  • 3 dentes de alho;
  • 2 maços de cebolinha verde;
  • 2  maços de coentro;
  • 3 tomates;
  • 2 cebolas;
  • 3 limões;
  • Azeite de oliva;
  • Urucum;
  • Óleo de soja;
  • Pimenta malagueta;

Modo de preparo da moqueca capixaba

Moqueca capixaba para almoço
Moqueca capixaba: Delícia brasileira, rende 5 porções para seu almoço em família- Foto: Canva

De antemão, limpe bem o peixe, tirando todas as escamas, vísceras, cabeça e rabo. Agora, corte o peixe em postas de mais ou menos 5 cm. Em seguida, lave as postas com suco de limão, e deixa para descansar em um prato com água salgada levemente.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Agora, em um pilão, macere o alho com 1 maço de coentro picado, 1 maço de cebolinha picada, 3 rodelas de cebola e sal a gosto. Depois disso, em uma panela coloque um pouco de óleo de soja e azeite de oliva, espalhando pelo fundo. Logo após, distribua a massa obtida no pilão sobre o fundo da panela.

Em seguida tire o peixe da água de sal e também o coloque na panela, ajeitando-os para que os pedaços não fiquem sobrepostos. Posteriormente, pique o que sobrou da cebola, coentro, cebolinha e tomate. Então, coloque na panela na seguinte ordem: coentro, cebolinha, tomate e cebola. Logo depois, regue a moqueca com suco de limão e um pouco de azeite. Então, deixe descansar por 20 a 40 minutos.

Enquanto isso, em outra panela, esquente um pouco de óleo de soja com 3 colheres (chá) de urucum e reserve a tintura. Agora é hora de levar a moqueca capixaba ao fogo! Para isso, junte à panela principal o urucum. Quando levantar fervura verifique o sal e, nesse momento, não se adiciona mais água! Igualmente, nada de cozinhar com a tampa fechada ou de virar as postas.

Dessa forma, deixe ferver em fogo alto por 20 minutos, verificando o sal e ocasionalmente. Ainda, com ajuda de panos, balance a panela para evitar de grudar ao fundo. E, assim, temos uma moqueca capixaba pronta para ser degustada.

Sugestão de acompanhamentos

Esse prato típico capixaba é acompanhado, na maioria das vezes, por arroz branco, pirão de peixe e farofa. Agora, então, é a sua vez de fazer essa deliciosa receita! Por isso, use a imaginação ao servi-la e aproveite todo o sabor do peixe e dos temperos brasileiros!

Portanto, confira também: Coxinha Com Purê De Batata; Uma Receita Deliciosamente Fácil De Fazer

Bolo de Milho com Goiabada e Requeijão

Confira agora mesmo como fazer outro bolo especial, dessa vez com milho, goiabada e requeijão.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais