Anúncio

Pastel de Belém: aprenda a fazer a sobremesa famosa que rende 20 porções

Tradicional de Portugal, o quitute é ideal para servir como sobremesa ou até mesmo como um lanchinho

Anúncio


Uma das sobremesas no rol das mais famosas que existe é o pastel de Belém. Esse doce é tradicional e originário de Portugal, mas já conquistou pessoas no mundo todo. Assim, aprenda hoje, 26 de junho, no Receitas Fáceis, do Folha Go, como fazer essa sobremesa deliciosa. Ela rende 20 deliciosas porções na sua casa, e em apenas 1 hora de execução. Confira os detalhes e faça hoje ainda!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer pastel de Belém: sobremesa tradicional

A receita de pastel de Belém não é das mais simples de ser feita, mas o resultado vale a pena. O doce teve origem em Portugal, no ano de 1837, lá no Mosteiro dos Jerônimos.

Quem vai para o país tem que provar a tradicional sobremesa. Mas, se você não pretende ir tão longe para comer o docinho, vamos te ensinar a preparar os pasteizinhos no conforto do seu lar e saborear muito.

Assim, veja também: Sorvete De Coco Caseiro: Uma Sobremesa Deliciosa Simples De Preparar E Que Custa Pouco

Ingredientes da receita

  • 250 gramas de farinha;
  • 350 ml de água;
  • Uma pitadinha de sal;
  • 150 gramas de manteiga;
  • 1 gema;
  • 80 gramas de maisena;
  • 1 litro de creme de leite;
  • 12 gemas;
  • Essência de baunilha;
  • Raspas de limão;
  • 300 gramas de açúcar.

Passo a passo do pastel de Belém

O doce teve origem em Portugal, no ano de 1837, lá no Mosteiro dos Jerônimos, sobremesa tradicional
O doce teve origem em Portugal, no ano de 1837, lá no Mosteiro dos Jerônimos, uma sobremesa tradicional – Foto: Dani Noce

Coloque um monte de farinha em uma bancada. Assim, faça um buraco no meio dela e acrescente uma gema e água em quantidade suficiente para gerar uma massa flexível.

Abra a massa com o auxílio de um rolo até ficar com 1 cm e meio de espessura, colocando por volta de 50 gramas de manteiga. Dobre a massa fechando a manteiga entre duas camadas.

Continua depois da publicidade

Passe o rolo novamente, colocando mais 50 gramas de manteiga. Esse processo deve ser feito 3 vezes, o que produzirá 3 camadas.

Continua depois da publicidade

Abra novamente a massa, espalhando manteiga e enrole igual a um rocambole. Em seguida, corte em fatias de 2 centímetros.

Coloque cada fatia dessa cobrindo uma forminha, de maneira que tampe o fundo e as laterais dela. O pastel fica com o recheio exposto.

O recheio

Depois disso adicione em uma panela o amido de milho, o creme de leite, bem como as gemas e metade do açúcar. Leve ao fogo até ferver.

Retire e, posteriormente, coloque o restante do açúcar, algumas gotinhas da essência de baunilha e raspas de limão. Deixe ferver novamente.

Tire do fogo e coloque sobre a massa nas forminhas. Leve ao forno em temperatura média até que a massa fique sequinha.

Sugestão de consumo

Sirva o pastel de Belém quente como sobremesa ou até mesmo como um lanchinho. Um bom acompanhamento é um suco de frutas.

Portanto, você também irá gostar: Mousse De Chocolate Com Pimenta: Sobremesa Gourmet Perfeita Para O Dia

Receita de cones recheados

Aprenda nesse vídeo com a especialista em doces e gourmet, Thalyene Viana, como rechear cones de casquinhas de sorvetes, usando alguns ingredientes como chocolate e confetes. Se surpreenda com o resultado dessa delícia.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais