Você sabia que as aves preferem as sementes para se alimentarem? Saiba mais

Aprenda um pouco mais sobre a alimentação desse pet e descubra o porquê das aves preferirem sementes

Anúncio


Será que você está alimentando a seu ave direito e com todos os nutrientes de que ela precisa? Hoje, 19/11 o Folha GO te conta o porquê que as aves, preferem sementes e outras curiosidades sobre sua alimentação. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Nutrição animal: descubra quais nutrientes meu animal precisa.

Qual alimentação correta para a minha ave? 

Por possuírem um metabolismo muito rápido, as aves precisam, de reposições energéticas constantes e elas podem se alimentar de várias coisas, como por exemplo legumes, frutas, sementes e minhocas. 

Continua depois da publicidade

Sua alimentação deve conter nutrientes como lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, para terem energia suficiente para manter as funções vitais do organismo.  

Continua depois da publicidade

No entanto, para facilitar a sua vida, existem rações e mix de sementes que possuem todos esses nutrientes, necessários para a boa saúde das aves. 

Ração para pássaros é uma boa opção? 

É uma boa opção para a sua ave, já que combina todos os nutrientes que elas precisam para ter uma boa saúde.

Além disso, a ração pode ser uma ótima opção, pois apresenta a mesma quantidade de nutrientes nas porções, o que impede que a ave selecione o que quer comer. 

Leia mais: Aves exóticas: conheça 4 pets para criar em casa ou no campo.

Posso dar frutas, legumes e verduras para minha ave? 

aves preferem as sementes
Será que sua ave pode comer frutas? (Imagem: Terral)

Você pode dar frutas, verduras e legumes para a sua ave doméstica desde que seja moderado, primeiramente você precisa descobrir do que ela mais gosta. 

Frutas como maçã sem semente, pera e manga, legumes como cenoura, pepino e milho e verduras como rúcula, agrião e brócolis são ótimas opções para seu pet. 

Por fim, crie uma rotina de alimentação para o seu bichinho, o que será benéfico para a sua digestão. 

Suplemento alimentar é uma boa ideia? 

Esse tipo de alimentação é indicado para sua ave apenas se houver necessidade de complementar a sua alimentação. 

Existem alguns tipos de suplementos como o polivitamínico(mais de uma vitamina), de ferro e as farinhadas. Podem ser importantes em épocas de troca de penas ou época de reprodução, por exemplo. 

Contudo é importante ter a opinião de um profissional para que você não prejudique a saúde do seu pet. 

E sobre o mix de sementes para minha ave? 

Outra boa opção para a alimentação de seu pet é o mix de sementes, que é a combinação de sementes exclusivas para cada espécie de ave. 

As sementes são ótimas fontes de nutrientes, já que elas estão em estado embrionário, concentrando, assim, uma grande quantidade de substâncias energéticas. 

Possuem carboidratos, proteínas e gorduras, o que fortalece o sistema imunológico de seu animal e desenvolve seu metabolismo. 

Por que as aves preferem sementes? 

A maioria das aves são granívoras, ou seja, sua alimentação é baseada em sementes e grãos, como por exemplo os papagaios e as araras. 

Algumas das sementes mais consumidas pelas aves são: alpiste, milho, painço vermelho, semilha, trigo, nabo, girassol e linhaça. 

A relação com as aves é tranquilas e alimentá-las tamb (Imagem: Operana)

Mas você sabe porque que as aves preferem semente? Por conta de seu grande teor de gordura. É isso mesmo, alimentos gordurosos são atrativos para elas. 

Essas gorduras se tornam energia, já que elas precisam de bastante para conseguir voar, o que é uma atividade muito desgastante. 

Por mais que elas prefiram esse tipo de alimentação, é necessário atenção, pois algumas espécies podem necessitar de nutrientes que não estão presentes nas sementes. 

Leia mais: Como amansar calopsita: confira dicas para deixar a ave mais tranquila.

Por fim, agora que você conheceu um pouco mais sobre os nutrientes necessários para a saúde de sua ave, você é capaz de escolher o melhor para a saúde de seu bichinho.

Gostou da matéria? Siga nossas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies