Posso ter um papagaio de estimação? Saiba se é permitido e confira 10 dicas

Confira o que é necessário para ter papagaio de estimação

Anúncio


Os papagaios são aquelas aves lindas que costumam encantar muitas pessoas. Mas para ter uma ave com essa em casa, pode não ser tão fácil, como adotar outros animais. O fato é que, nesse caso, órgãos do governo para o meio ambiente, exigem legalidade e procedência desses bichos silvestres. Por isso, hoje 23/11 o Folha Go vai falar mais sobre como ter um papagaio de estimação.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Nutrição animal: descubra quais nutrientes meu animal precisa.

Como ter um papagaio de estimação da forma correta?

papagaio de estimação
Posso ter um papagaio de estimação? Saiba se é permitido Foto – Proteção ativa

No Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) é quem concede a regularização para a aquisição dessa ave.

Continua depois da publicidade

Saiba ainda, que o fato de ter esse animal de forma irregular, é considerado crime ambiental e inafiançável, com reclusão de 6 meses a 1 ano mais pagamento de multa.

Continua depois da publicidade

Dito isso, depois que conseguir a autorização, o segundo passo é exigir a nota fiscal de venda.

Informações importantes na nota fiscal

Sobretudo, a nota fiscal deve conter informações básicas como sexo, data de nascimento e o número de identificação, o mesmo gravado no anel da ave. Esses são os passos legais para a aquisição do papagaio.

Mas além disso, também é necessário ver se realmente terá condições de ter um papagaio e dar as melhores condições a ele.

É caro manter um papagaio?

Além do mais, especialistas já afirmaram que sobre os valores de manutenção de um papagaio é necessário reservar pelo menos R$ 2,5 mil por ano para despesas com o papagaio.

Leia mais: Aves exóticas: conheça 4 pets para criar em casa ou no campo.

10 dicas para ter um papagaio como animal de estimação

papagaio de estimação
Posso ter um papagaio de estimação? Saiba se é permitido Foto – Agência Sorocaba

Ter um papagaio de estimação é muito comum entre muitas famílias que preferem o encanto deste pássaro e não querem complicar os cuidados que um cão ou gato implicaria.

No entanto, se esta é a primeira vez que você tem um papagaio em casa, lembre-se das seguintes dicas:

1. Uma ampla gaiola

Quanto maior for o espaço da gaiola, melhor para o papagaio, pois ele precisa de espaço para se movimentar enquanto se ajusta ao novo estilo de vida. Entretanto, é melhor que ele fique protegido dentro de casa.

2. Mantenha a gaiola em condições ideais

É muito importante que você cuide do bem-estar do seu papagaio todos os dias, retirando os excrementos (fezes e urina) e trocando a água. Limpe a gaiola sempre que necessário também.

3. Dê a atenção que ele merece

Você sabia que os papagaios são animais de estimação muito gratos? Sim, e quando você lhes dá atenção e cuidado, isso se confirma mais. Caso contrário, eles tendem a mostrar sinais de estresse, como bicar a gaiola, arrancar penas e até mesmo ficarem agressivos.

4. Treino

Adestre seu  papagaio de estimação. Isso é possível, e talvez seja sua habilidade peculiar de imitar a voz humana que mais atrai a atenção das pessoas.

Além disso, são muito inteligentes. Encontre vários jogos com cores e formas geométricas na internet para brincar e divertir com seu novo pet.

5.Localização da gaiola

Você deve evitar estresse para seu animal de estimação. Para isso, coloque a gaiola mais protegida, seja  em uma parede ou canto da casa.

Ele não precisa ficar alerta para tudo que se passa ao redor. Lembre-se que o ambiente é desconhecido e ele precisa se adaptar.

Por outro lado, certifique-se de que o local escolhido é aquele onde você pode prestar atenção nele e não ainda não tenha muito ruído, como o som alto da TV  por exemplo.

Leve-o ao sol de vez em quando. Essa ação serve para que ele receba ar e luz naturais, mas se a temperatura for muito alta, deixe-o à sombra.

6.Cuide da sua dieta

As sementes constituem a dieta principal do papagaio, embora não sejam suficientes.  Os veterinários recomendam que inclua também algumas frutas e vegetais como alface, espinafre, cenoura, figo, uva e banana.

Também existem alimentos especialmente formulados para essas aves, sobre os quais, você deve buscar orientações profissionais para oferecer ao seu animalzinho.

7.Compre alguns brinquedos para ele

Você inevitavelmente terá que deixar o papagaio em casa quando sair, e para evitar que ele fique estressado ou se sinta sozinho, compre alguns brinquedos para ele.

Nesse caso, não são brinquedos caros, eles podem ser figuras coloridas, por exemplo, e podem ficar penduradas na gaiola, para divertir seu animal de estimação e evitar bicadas em você quando voltar prá casa.

8.Compre as espécies mais adequadas

Existem diferentes espécies de papagaios que são mais adequados às suas necessidades e ao layout da sua casa, por isso pergunte muito bem antes de tomar a decisão final. Considere também outras opções, como canários ou araras.

9.Cuidado com o tráfego de pássaros

Observe que nem todas as espécies de papagaios são elegíveis para comercialização devido à extinção e problemas de habitat. Assim, conheça o regulamento do seu país e lembre-se dos documentos e o local de procedência.

10. Melhor um papagaio nascido em cativeiro

Um papagaio de estimação será mais dócil se nascer em cativeiro, pois não teve que passar pelo trauma de se separar de seus companheiros ou de passar da selva para a gaiola.

Portanto, considere esses pontos no momento de comprar um papagaio de estimação.

Gostou da matéria? Siga nossas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies