Conheça hoje a raça de cachorro Rottweiler: saiba os principais cuidados

Saiba mais sobre esse cachorro de porte grande.

Anúncio


A raça de cachorro Rottweiler pode assustar por conta de sua cara de mau, porém esses pets podem ser muito educados e amigáveis. Hoje, 20/12, o Folha GO te conta um pouco mais sobre essa temida raça. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como colocar focinheira em cães bravos? Saiba essa e outras dicas

Esses cachorros são extremamente protetores com os seus tutores, e, quando bem educados, são uma ótima companhia. 

Continua depois da publicidade

Quais são as características principais da raça de cachorro Rottweiler? 

raça-de-cachorro-rottweiler-2
Sua cara de mau pode enganar muita gente. (Imagem: Uol)

A raça de cachorro Rottweiler é muito ativa e territorialista, por isso é comum ver esses cães como grandes competidores, bons guardiões e guias policiais. Mesmo com toda essa fama de bravo, esses cães são amorosos e muito apegados à família, ou seja, uma ótima companhia. 

Continua depois da publicidade

A raça de cachorro Rottweiler é de grande porte e as vezes acabam exagerando na força, portanto é importante supervisionar quando estiverem perto de crianças. Para que eles sejam animais sociáveis, é importante começar a socialização desde cedo, assim eles poderão conviver com estranhos e outros animais. 

Por fim, esses animais são muito inteligentes, ocupando a 9ª posição no livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren. Por isso são cães de fácil treinamento, ou seja, aprendem comandos de modo mais fácil. 

Eles são saudáveis? 

De modo geral, a raça de cachorro Rottweiler é bastante saudável, porém podem apresentar alguns problemas de saúde por conta da genética. Por exemplo problemas gastrointestinais e no quadril. 

Por serem animais grandes e pesados, os exercícios não podem possuir alta intensidade, pois podem resultar em diversos problemas. Esses cães possuem maior facilidade para contrair doenças virais, portanto é recomendado que recebam mais de 3 doses da vacina polivalente. 

Leia mais: Protetoras e voluntários da causa animal têm livre circulação garantida no Rio

Quais cuidados necessários para a raça de cachorro Rottweiler? 

raça-de-cachorro-rottweiler-3
Essa raça deve fazer exercícios diários. (Imagem: G1)

Primeiramente, é importante incentivar exercícios diários para a raça de cachorro Rottweiler, seja caminhada ou algumas brincadeiras estimulantes, como, por exemplo, buscar a bolinha. 

Além dos exercícios, é essencial que você ofereça uma alimentação saudável e balanceada para o animal, pois eles possuem tendência a engordar. Durante o verão, os seus pelos tendem a cair com maior frequência, portanto é recomendado escovações diárias. 

Um problema bastante comum entre esses animais é o surgimento de tártaro. A fim de evitar esse problema, deve-se mantar uma rotina de escovação dos dentes. Contudo, é importante ressaltar que nesse momento devem ser utilizados produtos específicos para animais. 

Por fim, eles são pets muito higiênicos, ou seja, apenas um banho por mês é suficiente para evitar acúmulo de sujeira. Sua expectativa de vida é entre 8 e 10 anos. Porém esse tempo poderá mudar de acordo com sua qualidade de vida. 

Leia mais: Bem-estar animal: saiba da castração gratuita e 5 dicas de liberdade para os pets

Enfim, o que você achou sobre a raça de cachorro Rottweiler? Vale lembrar que o comportamento do animal vai refletir os cuidados que seu tutor terá com ele. 

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies