SPC e Serasa ligam ou enviam e-mails para dar aviso sobre negativação? Entenda

Criminosos roubam dados de clientes passando-se pelos órgãos de proteção ao crédito

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Frequentemente, escutam-se relatos de pessoas com dívidas, que receberam supostos comunicados de empresas credoras, informando a respeito de uma determinada negativação do CPF que estaria prestes a acontecer. Essa ação é totalmente natural, uma vez que, caso alguém tenha seu nome para ser incluso no SPC e Serasa, receberá, por sua vez, o fatídico aviso de negativação.

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Esse aviso é obrigatório, sendo inclusive previsto por lei, que determina que o consumidor deve ser informado, antes de ter alguma restrição no CPF. Contudo, será que o SPC ou Serasa faria esse papel de enviar e-mail ou mesmo faria alguma ligação telefônica informando ao consumidor a respeito de seu nome a caminho da restrição? É o que veremos a seguir.

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SPC e Serasa ligam ou enviam e-mails para dar aviso sobre negativação? Entenda
SPC e Serasa ligam ou enviam e-mails para dar aviso sobre negativação? Entenda

SPC e/ou Serasa não enviam e-mails ou fazem telefonemas para dar um aviso de negativação

A resposta para o título desta matéria é NÃO. O SPC ou Serasa não mandam e-mails ou fazem qualquer tipo de ligação telefônica ao consumidor, para avisar a respeito de negativação do seu CPF junto aos  seus cadastros de crédito. Aliás, eles tampouco mandam algum tipo de carta para informar a respeito da inclusão do CPF.

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A notificação de negativação sempre é enviada pela empresa credora com a qual se contraiu o débito ou então, quando for o caso, por uma empresa de cobrança. São elas que encaminham uma carta ou mensagem informando, assim, o fato; também podem efetuar uma ligação para avisar;

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Além disso, o próprio consumidor tem a oportunidade de consultar eventuais débitos. Pode fazer isso  recorrendo aos respectivos sites ou aplicativos do SPC e Serasa. Ali é possível realizar a consulta desejada, a fim de saber se há uma negativação e com qual empresa.

Desse modo, caberá ao cidadão ficar atento, pois os e-mails ou mesmo telefonemas com o suposto nome dos órgãos de proteção ao crédito, são meios utilizados por criminosos, para obtenção de dados pessoais das vítimas.

Como descobrir se um e-mail é falso?

Vale aqui a ressalva, de que também é preciso tomar cuidado quando se recebe e-mail de uma empresa qualquer dando o aviso de negativação. Afinal, é relativamente comum golpistas enviarem supostos e-mails de cobrança, falando igualmente que o CPF da pessoa foi negativado.

Sendo assim, para se precaver, é preciso saber identificar um e-mail falso. Para isso, deve-se prestar atenção ao remetente. É preciso perceber se é desconhecido ou estranho. Se for, não abra.

Além disso, se as informações forem desencontradas, confusas ou houver erros de português, desconfie.

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Já no caso de receber e-mails de avisos informando negativação em nome do SPC ou Serasa, o recomendável é apagar a mensagem imediatamente, pois, normalmente, ela tem softwares que roubam dados.

No caso de ligações, o mais seguro mesmo e correto é não responder às perguntas. Em caso de se poder identificar o número que ligou, melhor ainda; pois assim é possível informar à polícia, para que tome as devidas providências.

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