SBT quer contar com o Campeonato Carioca em 2021; confira

O SBT vê o campeonato como uma continuação do projeto que foi iniciado após a briga jurídica entre a Globo e os clubes que queriam transmitir jogos baseados na extinta Lei do Mandante

Foto do revisor (Sawara Brasil Moreira)
Revisado por: (Sawara Brasil Moreira)
Anúncio


Após 17 anos sem transmitir nenhum esporte em sua grade, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) conseguiu transmitir o jogo entre Flamengo e Fluminense pela final do Campeonato carioca de 2020.

Continua depois da publicidade

Veja também: Apresentador Neto acha Absurdo a aglomeração de torcedores do São Paulo; confira

Desta forma, Silvio Santos, dono da empresa, ficou animado e deseja que os direitos de transmissão do campeonato de 2021 vá para o SBT.

Continua depois da publicidade

No começo, a ideia é esperar acabar 2020 e ver quais foram os resultados financeiros e assim avaliar quanto poderá investir no campeonato Carioca de 2020. Com o valor definido em caixa irá fazer a proposta para a Federação de futebol do Rio de Janeiro a Ferj.

Continua depois da publicidade

Segundo o Uol, o Sistema Brasileiro de televisão tem grande chance de conseguir o Campeonato Carioca de 2021 porque a Globo não vai transmitir o campeonato ano que vem.

Cautela

SBT quer contar com o Campeonato Carioca em 2021; confira / Reprodução: @Veja
SBT quer contar com o Campeonato Carioca em 2021; confira / Reprodução: @Veja

Porém, a emissora de Silvio Santos segue muito cautelosa com suas intensões e planeja, como já citado, abrir negociações apenas em janeiro de 2021. O SBT está esperando mais propostas de patrocinadores para as próximas fases da Libertadores desse ano e, com esse dinheiro em, caixa vai poder investir para contar com o Campeonato Carioca de 2021.

Campeonato Carioca: Ferj

A Federação de futebol do Rio de Janeiro ainda não definiu a quantidade de datas que o Campeonato Carioca terá em 2021. Não se sabe ainda quando vai ser o início, porém, se sabe que a previsão de término é para o fim do mês de fevereiro.

Esses atrasos e indefinições de datas se deve ao adiamento dos campeonatos ocorrido em 2020 devido a pandemia de Covid-19. Após serem definidas as datas pela Ferj, o SBT conseguirá fazer sua proposta.

O site Uol ainda afirma que o SBT é a continuação de seu projeto iniciado pela briga jurídica que envolveu a Globo e os clubes que queriam transmitir seus jogos baseados na ‘Lei do Mandante’, MP 984, que foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Essa lei já perdeu a validade por não ter sido votada no Congresso Nacional, e assim, a Globo adquiriu o direito de exibição da final do Campeonato Carioca de 2020.

Só lembrando que o campeão do campeonato carioca de 2020 foi vencido pelo Flamengo e, por isso, a Globo rescindiu o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e não pretende voltar atrás para fazer uma nova proposta.

Desta forma, o caminho ficou livre para o SBT, pois até então não tem nenhuma outra emissora concorrendo para exibir o Campeonato Carioca de 2020.

SBT: Lei do Mandante

A Lei do Mandante foi criada para democratizar o futebol e foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro em 18 de junho de 2020, como MP 984,  que tratava dos direitos de transmissão. Porém, perdeu a validade caducando por falta de articulação na Câmara e frustrou os clubes e o governo.

A ideia era mudar o futebol, alterando as regras do direito de transmissão das partidas, deixando ao mandante a opção para escolher qual meio de comunicação transmitiria seu jogo.

O presidente Jair Bolsonaro assinou a MP 984 que vigorou por quatro meses. Ele alegou que isso acabaria o conflito e seu governo estaria democratizando o futebol. Com o fim da vigência da medida, voltou a lei antiga que vigorava.

Ela diz que para uma partida ser televisionada, o veículo de comunicação deve entrar em acordo com os dois times envolvidos.

Veja também: Botafogo é eliminado da Copa do Brasil

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies