Viagens com bebês: o que você precisa saber

Qual a melhor idade e como fazer quando viajar com os pequenos

Viagens com bebês podem ser uma maravilha para os papais aventureiros. Entretanto, podem também significar muita aflição para o papais mais conservadores. A equipe da Colo de mãe, do site Folha Go, preparou um guia de dicas para não ter medo nem exagerar nesse momento.

Continua depois da publicidade

Assim, saiba mais: Vejas 5 Piadas Para Crianças Pequenas Se Divertirem

Seja para perto ou até mesmo para um lugar mais longe, as férias em família não precisam ser sacrificantes. As crianças pequenas podem ser levadas com tranquilidade. Continue a leitura até o final e veja como.

Continua depois da publicidade

Viagens com bebês – Avião

Engana-se quem pensa que bebês não podem viajar por causa do seu tamanho e de sua fragilidade. A maioria das companhias aéreas permitem a presença dos pequenos a partir dos 10 dias de vida.

Continua depois da publicidade

Documentação e autorização

Desde que esteja acompanhado pelos pais, tanto bebês de colo, quanto crianças maiores, precisam apresentar alguns documentos. São eles: certidão de nascimento, passaporte ou RG – Registro Geral.

Se estiver desacompanhado dos pais, as viagens com bebê, precisam de autorização. Só assim serão concluídas com sucesso.

Se estiver só com a mãe, ou só com o pai, é preciso autorização do outro. E se for acompanhado de terceiros, como avós ou tios, é obrigatório que apresentem uma autorização de ambos, pai e mãe.

Valores

Para andar de avião, cobra-se a passagem da criança, mesmo que seja menor de dois anos. Assim sendo, sem ocupar lugar, os pais pagam 10% do valor de uma passagem para adulto.

Viagens com bebês – Ônibus

As regras para viagens com bebês em ônibus são basicamente as mesmas das viagens em avião. Sendo que a autorização pode ser retirada nos postos de atendimento do Juizado de Menores das rodoviárias.

Viagens com bebês – Carro

A grande diferença é que você deve ter um bebê conforto ou cadeirinha para acomodar seu filho corretamente no carro. Desde que ele tenha segurança total, não há problema algum em viajar.

Ademais, leia também: 10 Regras De Convivência Para Ensinar O Seu Filho Em Qualquer Ambiente

Viajar faz bem aos bebês
Viajar faz bem aos bebês – Foto: Getty Images Signature

Mas o que os médicos acham sobre viajar com crianças pequenas?

Os pediatras recomendam que crianças só viagem depois dos três meses. Esse é o tempo em que já completou a carteira de vacinação dessa fase da vida.

Então, cuide dessa questão.  Quando a criança já estiver mais protegida, corre menos riscos de adoecer. Fora isso, tomando todos os cuidados, organizando tudo direitinho, viajar será muito saudável para seu filho.

Programe e organize

Faça um bom planejamento, como toda e qualquer viagem exige! E quando você inclui uma criança, consequentemente precisa se organizar muito bem.

Planeje sua bagagem com a nota mental “estou viajando com um bebê”

Conte quantos dias pretende ficar fora. Lembre de tudo que costuma levar quando sai com seu bebê. Organize quantos desses itens que usa no dia a dia você vai usar para todos os dias de viagem.

Evite excessos de bagagem. Além de ser sempre difícil de lidar, agora está com uma criança de colo.

Avise sempre da sua prioridade, já que está com criança de colo. Tanto em avião e ônibus, quanto em aeroporto e rodoviária, há esse direito. Lute por ele!

Alimentação

Leve tudo que for necessário para alimentação da sua criança. Ainda que na viagem de avião, leve papinha, pois é comum que a tripulação não tenha um alimento fácil.

Sono

Adeque a viagem ao sono do bebê. Atrapalhar esse processo pode ser um problema tanto no caminho, quanto nos dias subsequentes.

Papais, fiquem atentos a esses detalhes, pois, viagens com bebês podem ser experiências únicas! Não percam esse momento!

Portanto, veja também: Enxoval Do Bebê: Saiba O Que Comprar E Como Organizar


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.