On Demand: o que é esse serviço e como funciona?

On Demad ou sob demanda é o tipo de conteúdo disponível a qualquer hora e lugar conforme a vontade do consumidor

On Demand é um tipo de serviço de conteúdos disponíveis a qualquer momento. Dentre os principais exemplos estão Netflix, Spotify e vários outros serviços. Hoje, 23/12, veja na coluna Filmes e Cinema da Folha GO como eles funcionam e quais são as opções!

Leia mais: Thor 4: o que sabemos até agora sobre como será o longa-metragem?

On Demand
Serviço disponível a qualquer momento – Foto: Pexels

Muito utilizado em todo o mundo, o serviço pode ser traduzido como “sob demanda”. Em outras palavras, ilustra um serviço disponível a qualquer momento, sem depender de uma programação de TV ou rádio.

On Demand: O que é?

Há não muito tempo assistir um filme ou série dependia da programação televisiva. A mesma coisa acontecia em relação às músicas, que eram correlacionadas à rádio ou, ainda, ao download dos conteúdos em MP3.

Entretanto, o serviço sob demanda chegou para quebrar todas essas barreiras! Assim, em pouco tempo tomou conta do mercado, multiplicando-se em plataformas diversas para filmes, séries, músicas e podcasts para todos os gostos.

Como funciona o On Demand?

É um serviço oferecido sob demanda, ou seja, em que há disposição de conteúdos musicais ou cinematográficos. Dessa maneira, é o consumidor que escolhe o que irá assistir e quando o fará.

Isso, portanto, cria liberdade ao consumidor e permite que os serviços sejam ainda mais personalizados. Dessa maneira, a ideia principal é oferecer ao cliente ocupar seu tempo com o entretenimento que mais lhe agradar!

O serviço On Demand ocorre a partir de um servidor local que permite a transmissão de conteúdos sem  que para isso haja necessidade de baixá-los ou armazená-los. Assim, esse tipo de transmissão de programas é chamado de “streaming”.

Além disso, ela exige a conexão à internet. Ao mesmo tempo, a grande maioria desses serviços oferece a possibilidade de realizar o download do conteúdo online para sua reprodução posterior offline.

Quais são os principais serviços de assinatura de conteúdos sob demanda?

Os serviços funcionam a partir de planos de assinatura. Então, ele pode ser mensal ou anual e até semestral, a depender da empresa. Assim, ocorre a contratação oficial por contrato online ou central telefônica.

São os principais serviços On Demand de filmes e séries na atualidade:

  • Apple;
  • Disney Plus;
  • Globoplay;
  • Netflix;
  • Prime Video;
  • Telecine Play.

´Por outro lado, são serviços sob demanda que oferecem músicas e conteúdos em áudio:

  • Deezer;
  • iTunes;
  • Spotify.

Dessa forma, o serviço On Demand é uma das melhores formas para obter um plano que dará a liberdade de ver o que quiser, a qualquer hora. E, agora, conta pra nós: quais são os seus streamings favoritos?

Confira também: FBI: Os Mais Procurados – A série da Globoplay tem o mesmo criador da franquia de Chicago; confira

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...