Como aproveitar a semente do abacate: confira utilidades super interessantes para fazer misturinha caseira

Conheça formas incríveis de utilizar a semente da fruta que provavelmente você não conhecia

O abacate é uma fruta incrivelmente saborosa. Sobretudo, com nutrientes super interessantes para a saúde e gorduras que beneficiam o nosso organismo como um todo. Esses pontos positivos estão relacionados à poupa. Mas você sabe como aproveitar a semente do abacate que é subestimada? Confira algumas utilidades que o Blog News Cotidiano do Folha Go vai te apresentar nesse sábado (27/09).

Leia também: Como eliminar pulgões com produtos caseiros: veja formas simples para manter as pragas longe de suas plantas

-- Continuar depois da publicidade --

Mas, se assim como a maioria das pessoas, você também costuma dispensar a semente dessa fruta, saiba que ela pode ser usada de formas surpreendentes. Dessa maneira, talvez você não conheça… ainda!

Como aproveitar a semente do abacate

A semente ou caroço do abacate, muitas vezes jogado no lixo, é matéria prima para diversas utilidades que vão desde à saúde até à estética.

Tendo isso em vista, você pode usá-lo e aproveitar todos os reais benefícios que ele representa, além da economia e praticidade.

Portanto, na hora de consumir a poupa do abacate ou a carne, como é conhecida popularmente, não jogue mais fora a sua semente, aproveite a fruta por completo! Veja, portanto, como aproveitar a semente do abacate.

Leia também: Como reaproveitar garrafas vazias na decoração: confira o potencial desse material

Para tingir tecidos

Como aproveitar a semente do abacate: confira utilidades super interessantes que provavelmente você não conhecia
Como aproveitar a semente do abacate: confira utilidades super interessantes que provavelmente você não conhecia – Imagem: Divulgação getty images

A semente do abacate é perfeita para colorir tecidos de lãs, algodão e linho. O tingimento é rosado e super fácil de fazer; confira o passo a passo:

  • Pegue uma garrafa de vidro de 2 litros que tenha a boca larga, de 2 litros e junte 1/3 do volume em caroços de abacate quebrados e casca de abacate cortada em pequenos pedaços;
  • Em seguida, complete a garrafa com uma mistura de amônia líquida (1 parte) e água pura (2 partes) misture bem e feche a garrafa (deixe em um local escuro por uma semana – 7 dias);
  • Depois desse tempo, coe o conteúdo e coloque o líquido em um balde grande;
  • Em seguida, coloque o tecido que será tingido;
  • Deixe de molho por mais 7 dias;
  • Por fim, fixe a cor com uma misturinha de vinagre e sal.

-- Continuar depois da publicidade --

Para limpar qualquer móvel de madeira

Você pode preparar um poderoso lustra móvel com a semente do abacate. Basta ralar bem e misturar com azeite e suco de limão.

Em seguida, deixe de molho por alguns dias e coe bem de preferência com um pano. Depois, é só usar para lustrar a madeira.

Para a pele

Utilize a semente do abacate para deixar a sua pele mais bonita. Você pode utilizar raspas para fazer esfoliação na mesma hora ou deixá-las de molho junto com azeite de oliva e passar nas regiões mais ressecadas do corpo.

Para a saúde

O consumo do caroço de abacate em forma de farinha é super interessante para quem tem problemas renais e colesterol alto.

Para fazer a farinha é preciso ralar o caroço, deixar secando no sol, em seguida, bater no liquidificador e passar por uma peneira bem fina.

É, preciso, portanto, guardar em um pote bem fechado, na geladeira e consumir apenas uma colher de sopa nas refeições.

Leia ainda: Como reaproveitar latas de leite em pó: fique por dentro de tudo que você pode fazer

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Portanto, confira agora mesmo!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...