Como cultivar pimenta biquinho em vaso; confira algumas dicas incríveis

Tempero, atualmente muito utilizado na culinária nacional, acrescenta um sabor especial às refeições

Conhecida por seu sabor levemente picante, a pimenta biquinho entrou de vez no cardápio do brasileiro. O tempero, atualmente muito utilizado na culinária nacional, acrescenta um sabor especial às refeições, além de dar uma beleza diferenciada aos pratos graças à sua cor intensa (vermelha ou amarela). Mas será que é possível plantar pimenta biquinho em apartamento ou em espaços reduzidos? A resposta é sim. E por isso o Blog News Cotidiano do Folha GO traz hoje (16/09) dicas incríveis de como cultivar o tempero em vasos. Confira!

Boa adubação é importante para cultivar pimenta biquinho em vasos

Por se tratar de um espaço reduzido, o cultivo de pimenta biquinho em vasos deve observar alguns cuidados. Primeiramente, é importante fazer a adubação com uma periodicidade maior, permitindo assim que a hortaliça aproveite ao máximo todos os nutrientes. Uma dica é adubar pelo menos uma vez por semana, mas isso, claro, vai depender do tamanho do vaso.

E qual o tipo de adubo mais recomendado? Uma boa sugestão é o fertilizante NPK, rico em nitrogênio, fósforo e potássio. Para cada 10m², utilize um copo de adubo. Logo depois, com a terra já pronta, faça pequenos buracos com os dedos e coloque de três a quatro sementes em cada um. Por fim, cubra os espaços e aguarde a germinação, que deve acontecer em uma ou duas semanas.

Leia mais: Geleia de pimenta caseira: veja como é fácil de fazer

Como cultivar pimenta biquinho em vaso; confira algumas dicas incríveis
Como cultivar pimenta biquinho em vaso; confira algumas dicas incríveis. Foto: Canva Pro

Dicas de iluminação e irrigação para cultivar pimenta biquinho em vasos

Assim como toda e qualquer planta, a iluminação e a irrigação são extremamente importantes. Algumas espécies precisam de mais água e luz, enquanto outras quase não necessitam. No caso da pimenta biquinho, a irrigação precisa ser regular para que a produção seja exitosa.

Mas tenha cuidado: não coloque muita água no vaso, pois assim evitará o encharcamento e o insucesso do cultivo. Deixar a terra molhada já é o suficiente. De preferência, faça a irrigação no início da manhã ou no final da tarde. Quanto à iluminação, a dica é deixar a hortaliça em um local com boa incidência de sol.

Veja também: Como plantar e cultivar em vasos pimenta; descubra as dicas certas

Em quanto tempo é possível colher a pimenta biquinho cultivada em vaso?

Geralmente a colheita da pimenta biquinho tem início de 80 a 150 dias após a semeadura. Esse tempo, no entanto, vai depender das condições de cultivo. Se você seguir direitinho todas as dicas, com certeza conseguirá colher os frutos dentro desse prazo ou até antes.

E como saber que está na hora de colher? É simples: primeiramente você irá observar o surgimento de pequenas flores, que desabrocham, fecham e somente depois nasce a pimenta. Se você plantou a variedade vermelha, saberá que a hora certa de colher é quando a pimenta atingir a coloração avermelhada, ou seja, estará totalmente madura.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...