Como cultivar suculentas em vasos e na sombra; veja como fazer um berçário e deixar a casa belíssima

Atenção e carinho para deixar suas plantinhas felizes e mais saudáveis.

Anúncio


Se você é uma pessoa apaixonada por suculentas, sabe que os cuidados com ela não são muitos, mas, são específicos. Por isso, hoje, dia 10/09 a coluna News Cotidiano trouxe 5 dicas de como cultivar suculentas em vasos e na sombra. Confira!

Continua depois da publicidade

Aprenda 5 dicas de como cultivar suculentas em vasos e na sombra

como cuidar de suculentas
As suculentas são aquelas plantas que possuem a raiz, o talo ou as folhas engrossadas Arquivo pessoal Renata Felicíssimo

Pois bem, as suculentas são aquelas plantas que possuem a raiz, o talo ou as folhas engrossadas que permitam o armazenamento de água em quantidades muito maiores do que nas plantas normais.

Então, ao pensar em um lugar ideal para a suculenta, antes de mais nada, é importante lembrar que elas precisam de sol, assim, nada de colocá-la onde não bate sol tudo bem? E além disso, suculentas não precisam de muitos cuidados, pois, são extremamente resistentes.

Continua depois da publicidade

Se desejar colocá-las dentro de casa, coloque-as perto das janelas, onde bate mais sol, pois, elas precisam de no mínimo quatro horas de sol diariamente e uma parte do dia em meia sombra. Então já sabe, para ficarem verdinhas e saudáveis, é só se ater a exposição ao sol.

Continua depois da publicidade

Assim, continue a leitura para aprender a cultivar dessas plantas tão especiais que está conquistando cada dia mais a casa dos amantes de plantas.

Leia mais: Banheiro decorado com suculentas; tudo que você precisa saber para arrasar na decoração.

1.Use a areia certa

Primeiramente, misture a areia com substrato, podendo colocar qualquer tipo de areia, grossa ou fina, mas, nunca utilize areia de praia, pois, possui bastante sal e ph alcalino.

E além disso, ao utilizar a areia correta, você ajudará a sua suculenta, a ficar com todos os nutrientes necessários para o crescimento.

2.Escolha do vaso

Como cultivar suculenta em vasos e sombra
Como cultivar suculenta em vasos e sombra (Imagem: Canva Pro)

Então, opte por vasos que tenham furos no fundo, isso porque, as suculentas possuem água armazenadas no corpo. Assim, se estiverem com excesso de água, podem apodrecer.

Por isso, você deve utilizar sempre vasos com furo, para que a água possa escorrer normalmente e ainda manter o substrato mais seco.

3.Casca de ovo + adubo

Então, toda planta que se expõe ao sol forte precisa de mais cálcio, assim, coloque nutrientes que são encontrados na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca de ovo.

Isso porque, eles irão ajudar a deixar as suculentas mais resistentes no período de inverno e também resistentes ao vento.

Se perceber que as folhas estão caídas, triture a casca de ovo no liquidificador, pois, terá um excelente fortificante caseiro para levantá-las. Assim, coloque as cascas trituradas na terra da suculenta.

4.Regue as suculentas

Outra dica importante, é quanto ao regar as suculentas. Isso porque, você não precisa regá-las todos os dias.

Assim, olhe sempre antes de olhar se a terra está seca. Se estiver, regue-a. Por outro lado, se não estiver, não regue.

5.Resistente no sol

Para fechar nossas dicas, é importante você saber que a suculenta é uma planta feita para o sol, assim, não resiste de forma alguma apenas na sombra.

Então, quanto mais ela estiver no sol, mais resiste se tornará.

Como fazer um berçário de suculentas

cuidar de suculentas
Afinal, saiba mais como fazer seu próprio berçãrio de suculentas | Arquivo pessoal de Renata Felicíssimo

Pois bem, berçário de suculentas é o local onde as mudas que são formadas pela planta adulta, são produzidas.

Assim, para fazer um berçário de suculentas, é bem simples. Basta, você utilizar um vaso de boca larga ou uma bacia rasa, terra de jardim e folhas de suculentas. Assim, na hora de escolher a terra, misture esterco de gado na porção de 1/1, ou, pode optar por comprar a terra já pronta.

Então, na hora de escolher as folhas para plantio, observe se elas produzem suas próprias mudas do pé principal. Se as folhas caírem com facilidade, não são as mudas adequadas para o berçário.

Agora, encha o vaso com terra. Em seguida, acrescente as folhas de suculentas e enterre delicadamente a ponta que estava presa na mãe suculenta. Assim, faça este mesmo processo com todas as folhas de suculentas, cobrindo toda raiz.

Dias depois, você vai perceber que vai brotar pequenas suculentas com raízes. Assim, quando estiverem bem formas, estarão prontas para repassarem as folhas com broto para novos vasos.

Então, enquanto as folhas estiverem no berçário, você precisa regá-las mais vezes, mas, não para encharcá-las. E lembre-se, de deixar o berçário em local que receba luz indireta do sol.

Portanto, para cuidar das suculentas não é uma tarefa complicada, basta seguir nossas dicas e terá em casa lindas plantas para deixar sua casa belíssima.

Veja também: Cuidados com suculentas: veja dicas de jardinagem para deixar as plantas mais bonitas.

Enfim, confira as dicas da especialista Sabrina Jeha. Ela fala sobre o preparo de adubo orgânico para fazer em casa.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies