Jornalista com experiência em assessoria de imprensa e produção de textos para web...

Como escolher bike e andar com segurança; Veja dicas para aproveitar bem seu investimento

Apesar de ser uma atividade saudável, andar de bicicleta também oferece alguns riscos

0

Apesar de ser uma prática saudável, andar de bicicleta também oferece alguns riscos, principalmente quando se fala em cidade grande. Pensando nisso, o Blog News Cotidiano do Folha Go mostra hoje (27/09) como escolher bike e andar com segurança. Com essas dicas, você poderá aproveitar bem o seu investimento. 

Aliás, ela desenvolve o bem-estar, reduz o colesterol, elimina toxinas do corpo e regula a pressão arterial. E esses, são apenas alguns dos benefícios de pedalar, uma atividade prazerosa que ganha cada vez mais adeptos Brasil afora.

-- Continuar depois da publicidade --

Veja também: Como escolher tênis para caminhada; saiba como comprar o modelo ideal

Como escolher bike para pedalar

Se o seu objetivo é para uso no dia a dia, a melhor escolha é a bicicleta urbana / Canva

Com tantos modelos diferentes no mercado, escolher uma bike para pedalar pode ser um trabalho difícil para muita gente. Afinal de contas, existem bicicletas para várias finalidades, como trilhas, competições, montanhas, etc.

Mas se o seu objetivo é apenas andar pela cidade, seja para ir ao trabalho, passear ou até mesmo usar como atividade física, a melhor escolha mesmo é a bicicleta urbana. Esse modelo é próprio para o dia a dia e fornece as necessidades que um ciclista comum procura: segurança, conforto e confiabilidade.

Qual o melhor tipo de roupa para pedalar?

andar de bike
Assim, tenha todos os cuidados para andar de bike | Canva

O ideal é utilizar roupas leves, que te deixem bem à vontade. Tanto homens quanto mulheres podem usar uma combinação de camiseta e bermuda, o que irá facilitar na hora da transpiração.

Roupas feitas de poliamida (mesmo tecido do traje de academia) também são indicadas, pois oferecem um sistema de troca térmica que regula a temperatura do corpo. Ainda no caso das mulheres, outra boa opção é utilizar um top junto com um short legging.

Qual o melhor tipo de calçado para pedalar?

Existem duas boas opções para quem deseja andar de bike com total conforto. A primeira é o clássico tênis. Opte por modelos macios, que deixem os seus pés respirarem bem. Além disso, não deixe de usar meias. Elas protegem os pés do atrito com a parte interna do calçado.

A segunda opção são as sapatilhas esportivas. Leves e práticas, elas também desempenham bem o seu papel durante as pedaladas. Como são mais simples do que os tênis, costumam ser mais baratas também.

-- Continuar depois da publicidade --

Saiba mais: Looks de academia; 5 dicas para saber o que vestir com beleza e conforto

Qual o melhor horário para andar de bike?

Evite horários de pico, como das 8h às 10h ou das 16h às 18h / Canva

Isso vai depender muito da cidade onde você mora. Em cidades grandes, por exemplo, os melhores horários durante a semana são no início da manhã, por volta das 6h, e no início da noite, após as 19h. Já nos finais de semana, é possível pedalar com tranquilidade em praticamente qualquer horário.

Evite horários de pico, como das 8h às 10h ou das 16h às 18h. Além de estressante, também são mais perigosos. Além disso, procure não pedalar em horários muito quentes, como na hora do almoço, por exemplo. Ficar exposto ao sol nesse horário poderá prejudicar a sua saúde.

Lembre-se também da hidratação

Antes de sair de casa, não esqueça de pegar a sua garrafa com água. Esse é um ponto muito importante para quem vai pedalar. Afinal de contas, o corpo precisa estar sempre muito bem hidratado para que ele não sofra com dores ou cansaço.

Além de água, você também pode beber isotônicos, bebidas que ajudam a repor sais e outras substâncias que se perdem ao longo do treino. Uma boa dica é beber pequenos goles a cada meia-hora. Dessa forma, você poderá poupar a bebida e ainda ficará hidratado.

Como andar de bike na cidade com segurança

usar acessórios para andar debike
Então lembre-se de usar os acessórios | Canva

Apesar dos perigos oferecidos pela cidade grande, é possível andar com segurança se observados alguns pontos. Em primeiro lugar, a questão do horário que já falamos antes. Priorize os momentos do dia com menor tráfego de veículos. Em segundo lugar, utilize acessórios de segurança, como capacete, luvas e cotoveleira. Para muita gente pode parecer exagero, mas não é.

A terceira dica para você pedalar com segurança é utilizar sempre ciclovias. Essa faixa especial permite que os ciclistas andem na sua própria velocidade, afastados dos carros e sem a pressão de acompanhar o caótico tráfego das cidades grandes.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveita que chegou até aqui e confere também este vídeo que dá dicas importantes sobre tatuagem!

A jornalista Janaína Barros entrevista Sergio Maciel, especialista em tatuagens, com mais de 30 anos de experiência no assunto. Assista agora mesmo!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...